Vários conceitos existentes no mundo dos quadrinhos vem sendo a cada dia questionados. Mas não é de hoje que se questiona o machismo no mundo das histórias em quadrinhos. Afinal, já repararam como as heroínas são retratadas? Notaram que elas estão sempre usando roupas minúsculas, com corpos mais do que esculturais e, claro, aparecendo em poses impossíveis e sexualmente sugestivas? Pois bem, uma artista indiana resolveu usar um pouco de sua criatividade para mostrar como seria o outro lado dessa história…
Shreya Arora tem 21 anos e é estudante de design. Ela resolveu se inspirar em seis capas de quadrinhos tanto da Marvel quanto da DC – as maiores do ramo. Nelas, originalmente, é possível ver as mulheres exatamente da forma como descrevemos: seminuas e em poses sexualmente sugestivas. Pois bem, Sherya resolveu “desconstruir” essas capas e fez um trabalho bem criativo: colocou os famosos super-heróis nas mesmas poses!
“Eu decidi pegar as capas com retratos muito humilhantes ou sexistas de super-heroínas e recriá-las com super-heróis”, declarou a artista. Ainda segundo Shreya, “escolher histórias em quadrinhos para falar sobre sexismo no mundo real pode parecer não-convencional, mas ninguém pode negar que o sexismo real é mostrado através desses personagens fictícios”. Para ela, a ideia é justamente criar um debate sobre essa diferença na forma de retratar homens e mulheres nesse tipo de revista.
Inicialmente, a ideia da designer era outra. Shreya pensava em pegar as capas ilustradas por homens em posições fortes e colocar mulheres nas mesmas posições. Mas daí, ela se deu conta de que fazendo isso, ela não iria chocar o público e levá-lo a repensar sobre as questões de gênero.
Aos que questionam sobre a irrealidade dos corpos masculinos neste tipo de revista, ela responde de forma simples. Para ela, enquanto os corpos hiper-musculosos dos homens é mostrado como forma de ressaltar o heroísmo dele, os corpos femininos são mostrados apenas de forma hiper-sexualizada. “até porque uma mulher musculosa é vista como masculinizada e feia”, completa ela.
E aí, o que acharam das capas de Shreya?
Fotos: Reprodução