O que há de mais popular em nossa culinária do que um bom prato de feijão com arroz? Para os brasileiros, é um casamento tão perfeito que nem dá para imaginar esses dois ingredientes separados. Entretanto, cada um teve sua própria história, e hoje vamos nos concentrar no arroz.
Cultivado há pelo menos sete mil anos no Japão, o arroz é um ingrediente muito versátil que pode ser servido em pratos que vão das entradinhas, até as sobremesas. Portanto, esqueça o arroz branco, tradicional na nossa mesa do dia a dia. Separamos cinco receitas de arroz diferentão para você inovar no cardápio. Confira a nossa seleção.
ARROZ CARRETEIRO
Típico do sul do Brasil, o arroz carreteiro é feito com charque, cebola, alho e salsa. Prático, não é?
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz;
4 colheres (sopa) de óleo;
3 colheres (sopa) de salsa picada;
1 kg de charque;
2 cebolas picadas;
2 dentes de alho amassados.
Modo de preparo:
Na véspera, lave a carne e corte-a em cubinhos. Cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte. Troque a água pelo menos três vezes. Aqueça o óleo em uma panela de ferro e frite a cebola e o alho, mexendo, até dourarem. Junte a carne escorrida e frite-a mexendo. Adicione o arroz sem lavar e frite-o, mexendo sempre. Cubra com água quente até três dedos acima do nível do arroz e misture bem. Prove o tempero, abaixe o fogo, tampe e cozinhe até ficar macio. Se secar, ponha mais um pouco de água quente, tire do fogo e tampe para cozinhar no vapor. Polvilhe a salsa e sirva na panela.
LASANHA DE ARROZ
Sim, é possível fazer lasanha de arroz! E se você não acredita, nós mostramos que ela vai ficar deliciosa.
Ingredientes:
6 xícaras (chá) de arroz cozido;
1 pote de requeijão;
Sal e pimenta a gosto;
Salsa picada a gosto;
200g de peito de peru fatiado;
200g de mussarela fatiada;
1 xícara (chá) de molho de tomate;
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralada;
1/2 xícara (chá) de mussarela ralada.
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o arroz, o requeijão, o sal, a pimenta e a salsa. Em um refratário, untado com manteiga, alterne camadas de arroz, peito de peru e mussarela. Por cima despeje o molho de tomate, cubra com o queijo parmesão e a mussarela ralada. Leve ao forno preaquecido a 220 ºC durante 20 minutos ou até os queijos derreterem. Sirva em seguida.
ARROZ DE PATO
Está em busca de um arroz diferentão mais refinado? Vá de arroz de pato, um sucesso nas culinárias francesa e portuguesa!
Ingredientes:
1 pato sem pele e gordura;
3 1/2 xícaras (chá) de arroz parboilizado;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
1 garrafa de vinho tinto;
3,5 litros de água;
2 colheres (sopa) de azeite;
500 g de paio em rodelas;
1 cebola ralada;
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto;
Salsinha e cebolinha picadas a gosto.
Modo de preparo:
Tempere o pato com o sal, a cebola e o alho picado. Acrescente a pimenta, regue com 3/4 da garrafa de vinho e deixe marinar por três horas. Retire o pato da marinada e refogue-o com um colher (sopa) de azeite até dourar. Junte o vinho da marinada e adicione dois litros de água. Cozinhe por duas horas ou até que o pato esteja macio e o caldo, reduzido em um litro. Se necessário, adicione mais água.
Desosse o pato e reserve a carne e o caldo separadamente. Quebre os ossos e devolva-os à panela. Adicione a água restante até cobrir os ossos e cozinhe por mais uma hora.
Coe esse caldo de ossos e reserve-o separadamente do caldo de pato anterior. Deve render um litro de caldo de pato e um litro de caldo de osso. Passe o pato em água fervente e cubra-o com duas xícaras (chá) do caldo de osso de pato. Deixe descansar por 40 minutos.
Refogue a cebola ralada com o azeite restante, junte o arroz e mexa por cerca de dois minutos. Adicione o vinho restante e deixe evaporar. Ponha o caldo de pato, até cobrir o arroz, mexa e cozinhe em fogo baixo até começar a secar. Adicione um pouco de caldo de osso e cozinhe até o arroz ficar bem al dente.
Retire do fogo, acrescente a carne de pato, mexa cuidadosamente e adicione mais caldo de pato, até envolver bem o arroz, e devolva ao fogo. Cozinhe em fogo baixo por mais cinco minutos e, se necessário, pingue um pouco mais de caldo de pato. O arroz deve ficar al dente e bem úmido. Enquanto isso escorra o pato e frite-o rapidamente na sua própria gordura em uma frigideira aquecida. Misture o pato com o arroz, polvilhe com a salsinha e a cebolinha, mexa delicadamente e sirva em seguida.
ARROZ BRÛLÉE
O arrozinho do dia a dia ainda pode migrar para a sobremesa. Com ajuda do creme de leite, você pode fazer um delicioso arroz brûlée.
Ingredientes
4 xícara(s) de chá de leite integral;
1 xícara(s) de chá de arroz;
2 xícara(s) de chá de creme de leite fresco;
4 gemas batidas;
3 xícara(s) de chá de açúcar.
Modo de preparo
Em uma panela, ferva três xícaras de leite, acrescente o arroz e cozinhe-o em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até o leite secar. Ferva a outra xícara de leite com o creme de leite e reserve.
Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, derreta uma xícara de açúcar até formar um caramelo. Acrescente o leite e o creme de leite fervidos juntos. Quando o caramelo dissolver totalmente, misture esse líquido à panela do arroz e deixe cozinhar por cerca de dez minutos ou até que o arroz cozinhe por completo.
Desligue o fogo e, aos poucos, misture ¼ de xícara do arroz às gemas, mexendo sempre para não cozinhá-las. Retorne a mistura à panela, mexa bem e disponha em refratários individuais. Coloque-os em uma assadeira com um pouco de água e asse em forno pré-aquecido a 150 ºC por 30 minutos ou até o creme ficar levemente firme.
Retire do forno, cubra cada refratário com uma camada generosa de açúcar e queime-os com maçarico até formar uma casquinha de caramelo. Sirva em seguida.
SALADA DE ARROZ E LEGUMES
Prática e leve, a salada só precisa de um pouco de arroz branco, tomatinhos cereja, ovos cozidos e mais umas coisinhas…
Ingredientes:
3 xícara(s) de chá de arroz branco cozido;
3 colher(es) de sopa de óleo;
1/2 cebola picada;
2 dente(s) de alho, cortados em lascas;
150 grama(s) de tomate-cereja, cortados em 4 partes;
1/2 xícara(s) de chá de milho;
1 xícara(s) de chá de ervilhas frescas;
1/2 xícara(s) de chá de folhas de manjericão;
2 ovos cozidos, cortados em 4 partes;
Azeite a gosto;
Vinagre a gosto;
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela, cozinhe o arroz branco conforme sugestão de cozimento da embalagem. Em uma frigideira média, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Adicione o tomate-cereja e refogue sem deixar os tomates se desmancharem.
Acrescente o milho e a ervilha, misture e desligue o fogo. Acrescente o arroz, as folhas de manjericão e os ovos. Coloque em uma travessa, tempere com o azeite, o vinagre e o sal. Sirva em seguida.
Alguns autores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar arroz no continente americano. Antes mesmo do contato com os portugueses, ele já era colhido pelos índios e conhecido com o nome de abatiuaupé ou “milho d’água”.
Atualmente ele é praticamente indispensável em nossa mesa, por isso, para não ficar na mesmice basta seguir nossas receitas de arroz diferentão.
Fotos: Reprodução.