Um percurso iconográfico deste sentimento pessoal e universal, a saudade, registrado nos trabalhos em um arco de 80 anos. Assim podemos descrever um pouco de Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira. Até o dia 26 de março, o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abrem para visitação a exposição .
A Arte da Lembrança reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, em variados estilos e linguagens, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. São nomes de representatividade na produção fotográfica do Brasil, como Alcir Lacerda, Alberto Ferreira, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e o cearense Márcio Távora.
A mostra chega a Fortaleza, seguindo uma itinerância iniciada em São Paulo, com passagens posteriores por Belém e Salvador. Ela ficará em cartaz até 26 de março, com curadoria de Moura e pesquisa de Samuel de Jesus, além do projeto expográfico de Henrique Idoeta Soares e Érica Pedrosa, do Núcleo de Produção do Itaú Cultural.
Essa é a pedida perfeita para os amantes da fotografia, história ou simplesmente para quem deseja colocar uma dose extra de arte na rotina! “A Arte da Lembrança convida o espectador a iniciar um percurso singular em um espaço de associação de ideias onde se juntam as experiências sensíveis que detemos do mundo”, observa Moura, o curador pernambucano, poeta, fotógrafo e ex-curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Serviço:
Exposição “A Arte da Lembrança”
Até o dia 26 de março de 2017, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito para todas as idades.
Fotos: Reprodução