Artesãos cearenses na Feira Brasil Original

Arte|Cultura

A produção artística no nosso Estado é bastante variada e atrai os olhares de muitos amantes das artes. Desde os trançados em palha, até as esculturas em barro, o fato é que o artesanato cearense gera muita renda, beleza e visibilidade a região nordestina. Por essa importância,o Governo do Ceará, através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), participou da I Feira Brasil Original e foi um sucesso. De grande vitrine para exposição e venda de produtos artesanais, a feira gerou cerca de 190 mil reais em vendas e encomendas para os artesãos cearenses.

O evento, de parceria entre os Programa de Desenvolvimento do Artesanato cearense com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), aconteceu entre os dias 20 a 23 outubro, em São Paulo, e, aegundo a gerente do Núcleo de Curadoria e Capacitação, Angélica Freitas, os artesãos ficaram “extremamente felizes” com o resultado de vendas e encomendas. “Nestes quatro dias, a gente teve um total de R$ 124 mil em vendas e somando encomendas e vendas, nos quatro dias, foi um valor na ordem de R$ 190 mil. Os artesãos ficaram extremamente satisfeitos. Foi uma feira que teve um retorno muito bom por parte do público de São Paulo, dos frequentadores”, afirmou.

artesanato-cearense1

Foram expostos na I Feira Brasil Original, o trabalho de representantes de 12 entidades artesanais e grupos produtivos. Estes 12 artesãos são líderes de grupos artesanais que representam cerca de 700 artesãos e, todos eles, apresentarão produtos artesanais das tipologias mais representativas do artesanato cearense como fibras vegetais, couro, madeira, areia colorida, papel/xilogravura, fios e tecidos. Mas não acaba por aí!  a Ceart também estará na 27ª Feira Nacional de Artesanato, de 6 a 11 de dezembro, na Expominas, em Belo Horizonte. “Eles estão super ansiosos! A feira de Minas também é uma vitrine, uma feira que traz uma resposta de venda muito boa”, ressaltou Angélica Freitas.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter