O Brasil e o Ceará estão descobrindo um novo Sobral – mas não como aconteceu há 243 anos, agora por meio do artesanato e da mulher. O trabalho manual comumente foi associado às mulheres, e isso não é motivo de desmerecimento, mas sim, uma forma de valorização da trajetória feminina e novos estímulos para se conquistar mais espaço no mercado.
No município, a última semana foi de alegria e empoderamento para as artesãs do projeto FIA. Isso porque a oficina de artesãs participou da segunda edição do “Sobral Noivas”, que aconteceu no Palace Buffet entre os dias dois e quatro de agosto.
Durante o encontro de negócios voltado para casamentos, as artesãs do projeto puderam expor seus trabalhos e fechar parcerias e contratos. De acordo com a coordenadora do projeto Gente Solidária, Margarida Melo, o evento foi uma oportunidade imperdível de expor os artesanatos.
O trabalho manual é uma ação de inclusão das mulheres no mercado econômico e de trabalho, pois, com a valorização de sua mão de obra, elas constroem uma nova realidade social, familiar e de autoestima. É exatamente essa valorização do trabalho que o projeto FIA vem fazendo.
A iniciativa da Prefeitura de Sobral inovou ao expandir os negócios de grupos de mulheres, por meio de um financiamento coletivo (crowdfunding). Com isso as artesãs conseguiram arrecadar mais que o proposto para seus empreendimentos e ganhar destaque e visibilidade, sendo apoiadas por mais de 200 pessoas do Brasil inteiro.
Com a tendência mercadológica de procurar novos produtos que fujam da saturação dos produtos industrializados em grandes escala, que não possuem uma significação e relação emocional com o consumidor, o artesanato do projeto FIA tende a conquistar cada vez mais público.
O Sobral Noivas é uma realização da ”Eventos e Cia Cerimonial em parceria com FJR Iluminação, PromoShow, Ritmus Som, DL Eventos e Ivanildo Lourenço Decoração. Segundo os organizadores, para os próximos anos, a intenção é organizar uma grande feira de negócios do ramo para toda a Região Norte do Ceará.
Fotos: Reprodução.