Artigo – Saindo da Caverna de Platão

Comportamento

Não é novidade que nos últimos anos temos sido testemunhas de algumas das maiores tragédias da humanidade. Tsunamis, terremotos, massacres, ditadores, corrupção, desrespeito a natureza, violência, discriminação e crise econômicas são apenas alguns exemplos do que a humanidade vem sofrendo.

O ser humano ainda não abriu os olhos para ver que tudo isso é simplesmente culpa dele mesmo, o homem continua dentro da caverna, como no mito da caverna de Platão, sem ver que a mudança e a salvação do planeta encontram-se nele mesmo. Trazendo para esse texto um trecho do livro “Ponto de mutação” do autor, Fritijof Capra, ele mostra dados que eu questiono o que o ser humano faz neste planeta maravilhoso!

“Cerca de 15 milhões de pessoas — em sua maioria crianças — morrem anualmente de fome; outros 500 milhões de seres humanos estão gravemente subnutridos. Cerca de 40% da população mundial não tem acesso a serviços profissionais de saúde, 30% da humanidade carece de água potável”

Acho que o mundo não está em crise, quem está em crise é o ser humano! E tenho a plena certeza que a barreira que impede a mudança é a barreira do medo. O ser humano tem medo de amar, porque é mais confortável não se entregar para não sofrer, o ser humano tem medo do novo porque é mais confortável o que ele já conhece.

Em uma carta escrita por Leon Trotsky em meados de 1938 na fria União Soviética dizia que para se existir uma revolução, essa revolução deveria basear-se na juventude.  Sim, caros leitores, para que exista a verdadeira mudança devemos olhar e fazer mais pelas  crianças e jovens e parar com esse velho e calejado “papo” de que as crianças e a juventude são o futuro, como ser o futuro se no presente não existe amparo?

Cito agora versos da musica “a vida é um desafio” dos Racionais Mcs: “O hoje é real, é a realidade que você pode interferir, a oportunidade de mudança, está no presente, não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a conseqüência do presente.

Então amigos, convido a todos para neste novo ano sair de qualquer caverna que nos impeça de mudar nossas vidas e as vidas dos nossos irmãos, tenhamos ATITUDES positivas, contundente e só assim teremos a verdadeira mudança que esperamos.

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter