Não é de hoje que as pessoas vem questionando a falta de representatividade e de diversidade em brinquedos infantis. Já reparou que, não faz muito tempo, as bonecas eram, quase sempre, loiras, brancas e dos olhos azuis? Isso sem falar nas famosas Barbies, sempre reforçando o padrão de beleza do corpo magro, cabelos lisos, loiros e uma aparência nada diversa.
Pois bem, hoje em dia já é possível – ainda que não tão facilmente – encontrar bonecas dos mais variados tipos físicos. Desde o tom de pele negro com cabelos crespos até mesmo, com algum tipo de deficiência física. Tudo para que as crianças se reconheçam naquele brinquedo. E agora uma artista criou bonecas com vitiligo, ampliando ainda mais o leque da diversidade nos brinquedos infantis.
Você pode até achar que bonecas com vitiligo nem de longe são a primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas ao se falar em representatividade na beleza. Porém, muios acreditam que o tipo de brinquedo com o qual a criança tem contato impacta profundamente a forma como ela se comporta no futuro.
Pensando nisso – e com a ajuda de alguns pais – a marca americana Kay Customz desenvolveu uma linha customizada de bonecas com vitiligo. A inspiração veio da modelo Winnie Harlow, que em essa condição de pele. O primeiro pedido veio em setembro: uma boneca com uma mancha no rosto. A partir de então começaram a surgir cada vez mais pedidos pela bonequinha que, cá para nós, ficou linda!!!
O que é vitiligo?
O vitiligo é uma doença de fundo emocional que causa a despigmentação da pele. Com isso, manchas brancas vão aparecendo em diferentes locais do corpo. A modelo Winnie Harlow já falou várias vezes sobre a beleza que exise em suas manchas na pele e sempre discursa sobre aceitação e autoestima. Vale lembrar que ela não cobre as manchinhas para desfiles e sessões fotográficas, ela as ostenta com orgulho!
O preço das bonecas com vitiligo variam, e começam por volta de 100 dólares. O sucesso é tanto que até mulheres adultas têm procurado a artista para fazer bonecas de si mesmas. E bom, com um resultado incrível assim, dá vontade de ter uma mesmo sem ter vitiligo!
Fotos: Reprodução