Semana de Dança da Rede Cuca
29 de abril de 2021
Sailor Moon
Filme de Sailor Moon será produzido pela Netflix
29 de abril de 2021

Uma foto, o papel do bombom que o seu amor te deu, aquele ingresso de um show inesquecível… Todo mundo gosta de guardar coisas legais por anos. Com o tempo, aquelas lembranças se tornam verdadeiras relíquias para cada um de nós. O termo “relíquia”, em latim, quer dizer algo como “restos”, e a palavra derivada “relicário” quer dizer “local onde se guardam as relíquias”. Mas em termos científicos, relíquia é todo tipo de artefato ligado a algo sagrado ou histórico: sejam mantas ou objetos atribuídos a santos, objetos pertencentes a civilizações antigas e coisas parecidas. Boa parte das relíquias que existem hoje pelo mundo afora estão expostas em museus e têm explicações simples para seu surgimento. Já outras, nem tanto… Então que tal conferir com a gente algumas dessas misteriosas relíquias que ninguém sabe ao certo de onde vieram? Prepare seu lado Indiana Jones e vem com a gente!

10 – O dente de Buda

misteriosas relíquias

Buda é o símbolo maior da religiosidade indiana. Para muitos, ele morreu de velhice, já para outros, ele alcançou um estado de elevação espiritual tão grande que se uniu ao mundo. Após a cremação de seu corpo, seu dente foi achado intacto entre as cinzas, e desde então tem sido cultuado. Acredita-se que ele tem o poder de realizar milagres.

09 – Mão de Santa Teresa D’Ávila

Muitas das misteriosas relíquias existentes hoje em dia são ligadas à religião, principalmente a católica. Santa Teresa foi uma importante freira do século 16. Após uma canonização, sua mão foi mumificada e atualmente é utilizada como símbolo de sua santidade. Mas aqui entre a gente: ela parece a Manopla do Infinito do Thanos, não é mesmo?

08 – O Martelo de Kingoodie

Aparentemente, parece ser só mais uma antiguidade, mas o fóssil deste martelo foi datado de mais de 400 milhões de anos atrás. Ou seja, quem estaria usando um martelo nos tempos em que nem os dinossauros existiam ainda? O objeto foi encontrado na cidade de MyInfield, na Escócia, pelo Físico David Brewster no ano de 1844.

07 – Dedo Humano Fossilizado

misteriosas relíquias

Ah, o que teria demais em um dedo humano fossilizado para que ele fosse considerado uma relíquia misteriosa? Que tal o fato dele ter 110 milhões de anos e se parecer exatamente com um dedo humano da atual fase da evolução em que estamos? Ele foi achado em Axel Heiberg, uma Ilha no Ártico Canadense (na América do Norte) e está exposto no “Evidencias Museum”.

06 – Braço de Maria Madalena

Na Bíblia, Maria Madalena é uma figura controversa. Dizem que era “mulher da vida”, mas tornou-se fiel seguidora de Cristo, tendo seguido-o e tentado ajuda-lo no dia de sua crucificação. Durante anos, o suposto braço dela foi dado como relíquia sagrada e exposto na abadia de Fécamp, até que São Hug, em 1911, decidiu que queria guardar para si um pedaço da relíquia sagrada. Como não queria tocá-la com seus dedos, ele mordeu um pedaço de um dos dedos, enquanto os monges assistiam àquela cena aterrorizados.

05 – Codex Giga

Acredita-se que este seja o maior manuscrito da Idade Média. Trata-se da “Bíblia do Diabo”, criado no início do século XIII e atualmente está guardado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo. É também conhecido como a Bíblia do Diabo, devido a uma grande figura do diabo no seu interior e da lenda em torno da sua criação.

04 – Bandeira das Fadas

A bandeira das Fadas de Dunvegan tem origem controversa. Alguns dizem que foi algum manto de um santo cristão. Já outros dizem que ela foi uma bandeira de guerra do rei da Noruega, Harald Hardrada. Seja como for, ela tem um significado espiritual para o povo nórdico e data do tempo das Cruzadas.

03 – Ossuário de Sedlec

misteriosas relíquias

Imagina um santuário em que toda a “decoração” é feita de ossos? Assim é o Ossuário de Sedlec, coberto com mais de 40 mil esqueletos. Não se sabe ao certo a origem dos ossos, mas certamente é de arrepiar…

02 – Cabeça de Santa Catarina de Siena

7 coisas sagradas além dos santos - Fatos Desconhecidos

Durante o século XIV, a morte de Santa Catarina de Siena causou uma verdadeira revolução. Seu status de santa veio da crença de que ela havia sido visitada pelo próprio Jesus Cristo. Quando ela faleceu, começou a disputa pelo seu corpo santo. A solução foi retirar seu pé direito, que foi enviado a Veneza, na Itália, enquanto a cabeça ficou em sua cidade natal, Siena, onde está exposta ainda hoje. O resto do corpo da santa foi enterrada em Roma.

01 – O Santo Sudário

Várias são as misteriosas relíquias associadas a Jesus Cristo: desde espinhos de sua coroa de espinhos ao Santo Sudário, talvez uma das mais misteriosas de todas as relíquias. Trata-se de um manto no qual supostamente o corpo de Cristo foi enrolado após sua morte. As manchas de sangue do tecido formam a imagem de Cristo. Há quem ache que se trata de uma pintura. O fato é que vários estudos foram feitos e ainda não se chegou a nenhuma conclusão. Atualmente, ele está guardado no Vaticano, e raramente é exposto para o público.

Nossa, deu até arrepio ler sobre algumas dessas misteriosas relíquias… O que vocês acham dessas coisas meio sem explicação?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *