Falar de café para quem ama café é empolgante. As diversas variedades, texturas, sabores, técnicas diferentes de produção e a maneira que eles são servidos em diversos países, é o que torna o assunto interessante.
O No Pátio reuniu uma compilação de cidades que são tidas como As 10 melhores cidades para os amantes de café e que têm como unanimidade sua produção desta iguaria. Cada um com sua especialidade de lidar com o grão, cada um em seu único e delicioso modo. Confira e escolha a sua favorita!
Áustria: Viena
Várias cidades podem falar com orgulho sobre sua cultura da produção de café, mas somente os cafés de Viena foram considerados como Patrimônio Cultural Imaterial, pela Unesco, em 2011. Isso porque os cafés, com suas mesas de mármore e cadeiras icônicas, criam, desde o século 17, o cenário perfeito para saborear a bebida. Os cardápios contam com mais de 20 opções e receitas, na maioria dos estabelecimentos da cidade. Mas seus garçons sempre esperam pacientemente à escolha do café perfeito para o cliente.
Estados Unidos: Seattle
Aqui, o café é o sol que gira em torno do clima nublado de Seattle. E por incrível que pareça, o famoso café Starbucks, que nasceu nessa cidade, é apenas um detalhe no grande mercado do café na cidade. Nos arredores do município ficam diversas cafeterias independentes, que contam com suas próprias torradeiras de grão. O destino é considerado ainda como o mais ‘cafeíno’ em todos os Estados Unidos.
Cuba: Havana
Tomar café em Havana, significa entrar no ritmo da cidade. O país reinventou a bebida, criando novas receitas e incorporando-a ainda a costumes. O expresso coberto com leite vaporizado, conhecido como Coradito, é um dos destaques ao lado do famoso expresso misturado com açúcar, chamado Café Cubado.
Austrália: Melbourne
Conhecida como a capital do café na Austrália, Melbourne é destino de inúmeros amantes do café. Mesmo com a grande distância e longas horas de voo, é aceitável que tudo isso seja por uma xícara de café. Sua fama está suspeita a concorrer como capital oficial do café. A cidade se orgulha da história dos cafés independentes, que criaram novas técnicas de produção.
Portugal: Lisboa
Poesia e café: essa é Lisboa. A combinação é clássica quando se trata da cidade, e transforma quem passa por essa oportunidade. O café preto por lá é muito mais que um simples café expresso. Geralmente é preparado com grãos torrados por meio de uma técnica tradicional vagarosa.
Estados Unidos: Portland
O New York Times descreve a cena de café em Portland como “mais íntima” de todo país, um lugar onde as pequenas produtoras e seus clientes travam conversas sérias sobre diferentes sabores, métodos de produção e de torrefação, criando verdadeiras avaliações criteriosas, com direito a notas e todo o mais.
Noruega: Oslo
A cidade vem reinventando o seu modo de produzir o café. A sua forma cria um sabor excepcionalmente leve e incomum que, para a maioria, é diferente e difícil de acostumar. Os adeptos e fãs da bebida dizem que o modo de preparo celebra a verdadeira natureza dos grãos, transformando uma grande xícara de café em uma fantástica explosão de aromas e sabores.
Brasil: São Paulo
O Brasil é responsável pela produção de quase 40% de todo café consumido no planeta. Tendo influência de Portugal e da Itália, São Paulo faz do Brasil um dos mais conhecidos no planeta entre os apreciadores da bebida.
Canadá: Vancouver
Essa é a cidade de baristas campeões, diversos cafés, e pessoas que se preocupam no cultivo do grão “perfeito”. Os turistas podem aproveitar as cafeterias independentes e as pequenas franquias que oferecem algo extra com o café: a oportunidade de descobrir muitos dos melhores bairros escondidos na cidade.
Taiwan: Taipei
Por incrível que pareça, por mais que a Ásia seja famosa por seus grãos perfeitos, é em Taipei que o grão do café faz parte da herança cultural e do patrimônio nacional. De alta qualidade e recém torrados, garantem os cafés mais saborosos do mundo.
E aí, o que achou da lista? Acha que está faltando alguma cidade importante ou algum país que tenha como destaque o grão? Comente sua opinião!
Fotos: Reprodução