O São João já está acontecendo em todo o Ceará. Os Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas integram o XX Ceará Junino 2018 e constituem as disputas das etapas regionais do Campeonato Estadual do Ceará Junino 2018. As atividades tiveram início no último dia 21 de junho, em Maracanaú, e seguem até o dia 14 de julho, em Amontada, passando por Fortaleza, Quixadá, Campos Sales, Iguatu, Cariré, Tarrafas, Ipu, Russas, Crateús, Cascavel, Granja e Alto Santo, totalizando 18 etapas.
Esta grande celebração da cultura popular, festeja a diversidade e a riqueza cultural do Ceará, um dos estados do nordeste em que o movimento junino tem mais força. Os festejos juninos movimentam a economia nos municípios e mobilizam a população, contribuindo para a geração de emprego e renda, assim como para o fortalecimento da nossa identidade, para a continuidade da tradição e para que novas gerações se somem nessa manifestação. Os vencedores das etapas regionais disputarão o XV Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, a ser realizado entre os dias 19 e 22 de julho de 2018, em Fortaleza, pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, com apoio cultural da Comissão Cearense de Folclore e do Fórum de Cultura Popular Tradicional e produção do Instituto Assum Preto.
Para este vigésimo Edital Ceará Junino, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está investindo um total de R$ 2.915.800,00, em 138 projetos apoiados em todas as regiões do Estado nas categorias Quadrilhas Juninas Adultas, Quadrilhas Infantis, Quadrilhas Juninas da Diversidade, Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, que encerra o ciclo junino de 2018. Os incentivos pretendem contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares dos festejos juninos; e fortalecer as manifestações do ciclo junino no circuito cultural e turístico do Ceará.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult