Imagens aterrorizantes que compõem o delirante imaginário popular pelo olhar do cordel e das gravuras. Isso é o que o público pode conferir em “Bestiário Nordestino”. A exposição, com a curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, propõe lançar uma visão sobre o universo fantástico pela ótica do cordel e da gravura. Contemplada no Edital Temporada de Arte Cearense 2016 e com acervo de mais de 40 obras de 19 artistas do Nordeste, a mostra segue em cartaz até o dia 06 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14h às 21h, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O acervo da exposição é fruto, em sua maioria, do projeto Oco do Mundo. Durante 14 dias, os artistas Rafael e Marquinhos caíram na estrada em uma pesquisa sobre a gravura, onde encontraram diversos nordestinos e suas obras fantásticas. Assim, sobre a mostra, Rafael Limaverde comenta: “Os animais impossíveis, nascidos de uma imaginação enlouquecida, tornam-se a natureza secreta dos homens. É ele agora que vai espreitá-lo e revelar-lhe sua própria verdade. Não se sabe muito bem sua origem, mas nos chegam pelas oralidades medievais, indígenas e africanas. Desse residual o nordeste então cria e recria seu próprio bestiário”.
Desse modo, a exposição “Bestiário Nordestino” traz obras dos gravadores: Abraão Batista (Juazeiro), Adriano Brito (Crato), Guto Bitu (Crato), Carlos Henrique (Crato), Carlus Campos (Fortaleza), Francisco de Almeida (Fortaleza), J.Borges (Bezerros), José Costa Leite (Condado), Lourenço Gouveia (Recife), Maurício Castro (Recife), Nilo (Juazeiro do Norte), Roberto Galvão (Fortaleza), Rafael Limaverde (Fortaleza), Sebastião de Paula (Fortaleza), Stênio Diniz (Juazeiro), Damásio Paulo (Juazeiro), Antônio Lino (Juazeiro), Walderêdo Gonçalves (Juazeiro) e Justino P. Bandeira (Juazeiro).
E aí, curioso(a) para conferir todo esse universo fantástico?
Serviço:
Exposição “Bestiário Nordestino”
Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Em cartaz até o dia 06 de janeiro, de terça-feira a domingo, de 14h às 21h
Fotos: Reprodução