Carro é símbolo de masculinidade para muitas pessoas e quem é mulher já deve ter ouvido diversas vezes piadinhas machistas que insistem em repetir que mulher no volante é perigo constante!
Mesmo com toda a discriminação, o crescimento do número de mulheres motoristas é expressivo. Elas agora dirigem para trabalhar, para ir à faculdade, para encontrar amigos e até mesmo profissionalmente. E para desfazer esta lenda de que mulher e direção não combinam de uma vez por todas, uma pesquisa mostrou o que muitos homens já sabiam mas não queriam admitir: mulheres dirigem bem, e bem melhor que eles! Como assim? A gente explica!
Um total de 50 motoristas foram avaliadas e, de acordo com dados da pesquisa, as mulheres superaram os homens nos testes analisados de dentro do carro e também quando foram anonimamente observadas em um dos cruzamentos mais movimentados do Reino Unido, o Hyde Park Corner. Testadas em 14 aspectos diferentes, elas marcaram 23,6 pontos em um total de 30, contra 19,8 pontos marcados pelos homens.
O Departamento Britânico de Transportes revelou que em 2012 os homens estiveram envolvidos em 114.190 acidentes enquanto as mulheres em 70.470. A sensibilidade da mulher é um diferencial para todas as atividades que ela se propõe a desempenhar, inclusive conduzir um veículo. A mulher tende a respeitar mais as leis, ser mais prudente e cautelosa”, disse Sawana Carvalho, diretora-geral do DETRAN. Outra pesquisa realizada pela Seguradora Privilege indicou que apenas 28% das mulheres consideram que dirigem melhor que os homens, enquanto somente 13% deles acreditavam que elas são superiores quando se encontram por trás do volante.
No Brasil, das 763 mil vítimas de trânsito indenizadas pelo DPVAT em 2014, 75% eram homens e 25% mulheres. Em relação a educação e gentileza nas estradas, as mulheres também comandam, com 39% sempre mantendo boas maneiras com outros condutores, contra 28% dos homens. Indo em sentido oposto ao preconceito,os dados oficiais estão a favor das mulheres.
E você, já sofreu algum tipo de preconceito no trânsito apenas por ser mulher? O No Pátio quer saber, conta pra gente.
Fotos: Reprodução.