Frei Tito de Alencar Lima foi um frade católico que resistiu à ditadura civil-militar brasileira e foi perseguido e torturado. Exilado na França, morreu em 1974, aos 28 anos, carregando até os últimos momentos as marcas da tortura e de sua resistência. E para simbolizar a importância desta figura na história, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou o tombamento definitivo do imóvel que o Frei morou em Fortaleza.
O tombamento protege um patrimônio histórico e cultural da capital. “Ícone da resistência à ditadura, o cearense Frei Tito agora também se eterniza como referência no patrimônio de Fortaleza. Isso é muito importante porque alguns passos na defesa dos direitos fundamentais só foram possíveis pela luta daqueles que vieram antes de nós, como Frei Tito, que defendeu um projeto de sociedade justo e solidário”, ressaltou o deputado Renato Roseno (Psol).
A Casa de Frei Titodeve se tornar um memorial sobre a vida, a luta e a resistência do frei dominicano. Uma importante vitória para a luta por memória, justiça e verdade. E vale conhecer! O imóvel está localizado na rua Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza.
Fotos: Reprodução / Fonte: Alece