A programação começa nesta segunda-feira (06), às 9h, no hall do Plenário, com exposição, entrega de diplomas a servidores em reconhecimento as suas práticas sustentáveis no trabalho e relevante contribuição das ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Casa e o plantio simbólico de mudas.
Durante a semana, serão realizadas palestras no Auditório Murilo Aguiar, a partir das 9h, sobre a A3P da Assembleia Legislativa, apresentação de peça teatral com tema relacionado ao meio ambiente e oficina de reciclagem de materiais.
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública, por meio de estímulo à ações. Dentre estas, mudança nos investimentos, compras e contratações pelo Poder Público, passando pela sensibilização e capacitação de servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e dos resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Cinco de junho foi instituído Dia Mundial do Meio Ambiente, durante Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972.
Em 2012, a Assembleia Legislativa recebeu o Selo Verde do Ministério do Meio Ambiente por sua adesão à A3P. A Semana Meio Ambiente da Assembleia Legislativa conta também com o apoio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-Ceará) e da Prefeitura de Fortaleza.
Participe das ações na Assembleia Legislativa e divulgue você também esta bandeira!
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
Fotos: Reprodução