A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira (23), às 19h, a entrega do Título de Cidadão Cearense ao padre Marco Passerini, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio. A homenagem foi solicitada pelo deputado Renato Roseno (Psol).
O parlamentar ressalta os mais de 50 anos de atuação do pároco, que vive no Brasil há 45 anos e já dedicou mais de três décadas ao trabalho pastoral junto às comunidades pobres de Fortaleza.
“Há mais de três décadas, dedica-se ao povo mais humilde do nosso estado. Ele foi pioneiro no trabalho com as crianças em situação de rua, com os jovens estudantes, vítimas da ditadura militar e com a comunicação popular, abrindo espaço para a voz dos mais fracos e excluídos”, enfatiza Roseno.
Padre Marco Passerini tem atuação reconhecida junto às populações encarceradas. Foi coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza por mais de 10 anos e hoje é coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste Um-Ceará. Ele também é conselheiro do Conselho Penitenciário do Ceará há mais de 10 anos e presta assessoria às unidades de internação, onde os adolescentes cumprem medida socioeducativa.
Em 2012, o pároco recebeu a Medalha Clodoaldo Pinto, do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, pelos serviços e dedicação à população carcerária. Hoje, com 78 anos de idade, o religioso segue desenvolvendo atividades pastorais e litúrgicas em comunidades.
Fotos: Reprodução