Não é segredo que o corte de verbas federais e estaduais para a educação e problemas com o FIES (Financiamento Estudantil) estão afetando a vida de alunos de universidades públicas e privadas no País. O fato é que o governo não vem conseguindo fechar a crise instaurada na educação e, com isso, milhares de estudantes vivem na incerteza da continuidade do próprio curso superior.
O FIES abriu novas oportunidades para a população brasileira que sempre buscou acesso ao ensino superior. Dados do Ministério da Educação apontam a evolução do programa que, entre 2010 e 2015, superou, em um crescimento contínuo, a marca de 2,1 milhões de contratos.
Com a instalação do governo Temer (após o impeachment da ex-presidenta Dilma), mudanças na condução política do País estão fazendo com que diversas áreas sofram cortes e revejam suas políticas de atuação. No caso da educação, estudantes universitários com contratos no FIES vivenciaram o drama dos cortes no Programa.
Foram convidados para o debate, o Ministério Público Estadual (MP-CE), Ministério da Educação, instituições de ensino superior que possuem contratos com o Fies, bancos que ofertam crédito aos estudantes, além dos universitários cearenses.
Você está ou conhece alguém que esteja sofrendo com os cortes no FIES? Conta para a gente o que você acha que deve ser feito para reverter essa situação.
Fotos: Reprodução.