Assembleia Legislativa debate impactos ambientais no açude Cedro

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Construído em 1890, quando Dom Pedro II assinou a ordem para que a primeira barragem pública do País fosse erguida no município de Quixadá, o açude Cedro normalmente costuma atrair muitos turistas. São dezenas de visitantes que vem ao local conhecer a exuberante natureza do lugar – especialmente a famosa Pedra da Galinha Choca -, e as construções que fazem parte do patrimônio cultural do povo brasileiro.

No entanto, como se já não bastasse a crise hídrica que o Ceará enfrenta, o açude Cedro vem sofrendo com o avanço de construções urbanas, inclusive de instituições públicas, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

Para debater acerca do assunto, a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na tarde desta quarta-feira (05), uma audiência pública sobre os impactos ambientais na região do açude. O debate, proposto pelo deputado Renato Roseno (Psol), acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

De acordo com o deputado estadual, diversas denúncias vêm chegado a Assembleia e os moradores da região mostram-se preocupados com a especulação imobiliária e urbanização desregulada que constituem ameaça a preservação do Cedro.

acude-cedro-2
A preocupação, ainda segundo Renato Roseno, é que o caráter turístico comunitário e de convivência ambiental sofra uma forte alteração por causa da pressão imobiliária e urbanística, prejudicando, principalmente, a região local que desenvolve atividades na área.
Entre os convidados para o debate estão representantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Câmara Municipal de Quixadá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá e Movimento Sociais de Defesa do Cedro.
De fato, o descaso com o açude Cedro é gritante e, com certeza este debate proposto pelo deputado Renato Roseno é uma ótima iniciativa à preservação do lugar.
Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter