O homenageado será o médico cirurgião e oncologista doutor Luiz Gonzaga Porto Pinheiro. Ele é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador da disciplina de Mastologia e do Laboratório de Cirurgia Experimental Professor Doutor Saul Goldemberg e líder do Grupo de Pesquisa de Educação e Estudos Oncológicos da UFC.
O médico é ainda presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia e também chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) da UFC.
“Paulo Marcelo curava ensinando. Hoje, Luiz Porto ensina curando. Ambos, sem dúvida alguma, frutas raríssimas no diarismo de suas ações médicas serão eternos na história sempre viva da medicina cearense, brasileira e mundial”, ressalta Fernando Hugo.
A seleção dos homenageados ocorreu por meio de lista tríplice organizada pela Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, de acordo com informações solicitadas ao Conselho Estadual de Saúde, Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Sobre Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues
O médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues nasceu em 29 de dezembro de 1933, e se graduou na Faculdade de Ciências Médicas (UFRJ) em 1960. Iniciou a carreira universitária em 1962, como instrutor de ensino da Faculdade de Medicina da UFC, e foi também professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB).
Além das atividades acadêmicas, o professor Paulo Marcelo foi membro das Sociedades Brasileiras de Gastroenterologia, de Nefrologia e de Cardiologia e teve trabalhos publicados nas áreas do ensino e do pensamento médico. Foi ainda presidente do Centro Médico Cearense e diretor no Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) e Cremec.
Ele é sempre lembrado por ter sido um profissional abnegado e amante da medicina e também pelas qualidades de professor dedicado e exemplar, considerado por muitos como um reformador do ensino médico no Ceará.
Fotos: Reprodução