memes do mundo invertido
Memes do mundo invertido tomam conta das redes sociais
7 de junho de 2021
estacionar
Vídeo de cão ajudando dono a estacionar viraliza e é absolutamente fofo!
7 de junho de 2021

Assembleia Legislativa lança Núcleo de Responsabilidade Social e adere ao Pacto Global da ONU

A Assembleia Legislativa do Ceará lança, nesta segunda-feira (07), às 10h, o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS). A iniciativa tem como finalidade identificar e exercer ações eficientes do Estado, no que se referem a uma gestão socialmente responsável e igualitária na comunidade do entorno. Na ocasião, a AL assina pedido de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

A solenidade, a ser realizada no Salão Nobre da Casa, com número restrito de convidados, será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz) e redes sociais da Casa.

O objetivo do Núcleo é ser instrumento de redução dos impactos negativos no meio ambiente e da comunidade do entorno, preservando recursos ambientais e culturais, atento a desigualdade socioeconômica, a fim de promover o desenvolvimento da localidade para uma sociedade sustentável. Para tanto, será utilizada a informação, sensibilização e a execução de ações, junto aos parceiros, colaboradores e comunidade local. A iniciativa é também uma forma de contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao proporcionar a formação de uma comunidade justa, e que beneficia seus moradores.

De acordo com Cristiane Leitão, idealizadora do projeto, o Núcleo  vai integrar todas as ações que já existem na Casa, ampliá-las e também trazer novas ações para fortalecer essas iniciativas. Ela ressalta ainda a importância de envolver servidores e comunidade, levando até eles um olhar de sustentabilidade.

“Ao trazer essas ideias dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável que a ONU prega através do Pacto Global, a gente vai juntar, ampliar e monitorar essas ações – esse é o papel do Núcleo de Responsabilidade Social – para em dezembro a gente coletar tudo isso através de um portfólio e apresentá-lo à sociedade”, explica.

Para Cristiane Leitão, no contexto atual, a responsabilidade social passa a ter mais sentido e ganha urgência com as questões econômicas agravadas pela pandemia da Covid-19. A partir disso, a identificação, execução e monitoramento de ações sociais na comunidade do entorno, através do Núcleo, se apresenta como um novo caminho para a construção de uma sociedade ainda mais justa e para um meio ambiente mais limpo, privilegiando e fortalecendo o bem-estar e o senso de pertencimento daquela localidade.

“Incorporar o conceito de responsabilidade social trará aos servidores ainda mais senso de pertencimento à Instituição, visto que eles se sentirão parte de algo maior, gerando significado para as atividades que realizam”, pontua Cristiane.

ASSINATURA DA CARTA

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 pontos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Nesta perspectiva, Assembleia Legislativa assina uma carta, também nesta segunda-feira (07), solicitando adesão ao pacto global da Organização das Nações Unidas. Com essa adesão, a Casa passa a ter responsabilidades para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A assinatura da carta é a primeira ação do Núcleo de Responsabilidade Social.

Para o evento, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), devem participar a primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão; a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da AL, Luana Brasileiro; o procurador da Casa, Hélio Leitão; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputado Renato Roseno (Psol); o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Leonardo Pinheiro (PP); o presidente da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, Ítalo Sérgio Alves Bezerra; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, o chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Rodrigues Aguiar, e a orientadora da Célula da Agenda Ambiental da AL, Conceição Machado.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *