A parceria “é um prêmio para os servidores, que terão oportunidade de se qualificar cada vez mais, adquirir conhecimento e elevar a qualidade do serviço prestado” ressaltou ainda Zezinho Albuquerque. “Com certeza, essa aliança só trará benefícios para nós e para a sociedade”, comemorou o parlamentar.
Já o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, reforçou que as instituições públicas são independentes, mas não são autossuficientes. Ele explicou que a função dos tribunais é fiscalizar, mas essa é uma atividade que também compete à Assembleia. “Essa parceria é muito importante para o controle interno. Então, será um ganho para todos se somarmos nossos esforços com esse fim”, defendeu.
Edilberto Pontes destacou ainda que os técnicos dos tribunais irão orientar os servidores da AL quanto à metodologia utilizada nas cortes na fiscalização das contas. “Técnicas de auditoria, a maneira de fiscalizar; tentaremos orientar os servidores daqui em todos os sentidos”, explicou.
O deputado Bruno Pedrosa (PP), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da AL e idealizador da parceria, reforçou que os funcionários da Casa receberão instruções sobre análise de balanços; execução, celebração e prestação de contas e convênios; fiscalização de obras; fundos constitucionais e aplicação desses recursos; Lei de Responsabilidade Fiscal e Diretoria Operacional.
De acordo com Bruno Pedrosa, o programa de educação continuada é “mais um passo que a Comissão está dando no sentido de melhorar a fiscalização por parte da Assembleia Legislativa”.
O curso será coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos da AL. A diretora do setor, Elenice Ferreira, detalhou que o curso terá uma duração total de 136 horas, com início marcado para esta sexta-feira (10), e previsão de se estender até setembro deste ano.
O novo curso, conforme observou, faz parte do Programa Gestão Compartilhada de Pessoas da Assembleia e é direcionado aos servidores das comissões técnicas da Casa, principalmente aqueles que fazem parte das comissões de Fiscalização e Controle e de Orçamento, Finanças e Tributação. “Temos cerca de 40 servidores inscritos e esperamos que mais servidores participem das aulas e percebam que se trata de uma oportunidade única, cujo principal objetivo é seu enriquecimento profissional”, defendeu.
A solenidade de assinatura do convênio contou ainda com a participação do deputado Sérgio Aguiar (PDT); do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Aguiar; do presidente do Instituto Plácido Castelo, Alexandre Figueiredo, e da diretora adjunta operacional da AL, Sílvia Helena Correia.
Nossa equipe aproveita para parabenizar a Assembleia Legislativa pela idealização do porgrama e deseja a todos os servidores cada vez mais sucesso. No final, quem sai ganhando é o povo cearense, não é mesmo?
Fotos: Reprodução