No mês simbólico de debate sobre a Consciência Negra, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoverá audiência pública com a temática “Novembro Negro: Os Impactos do Racismo Estrutural nos Serviços Públicos”. Realizado por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), o evento acontecerá nesta terça-feira (28), a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
Idealizado por intermédio da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o debate atende a requerimento do presidente da CDHC, deputado Renato Roseno (Psol). “Em pleno século XXI, o racismo e a discriminação racial ainda estão presentes na sociedade e nas relações de trabalho”, comenta o parlamentar.
Apesar de existirem mecanismos legais de proibição a práticas racistas, elas ainda se apresentam em diversas vertentes. Segundo o estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, no mercado de trabalho os pretos ou pardos representavam 64,2% da população desocupada e 66,1% da população subutilizada.
Mês da Consciência Negra
O Brasil é marcado é marcado pelos quase 350 anos de duração da escravidão e do tráfico das populações negras da África. No mês de novembro, celebra-se a Consciência Negra, sendo o dia 20 de novembro uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Essa data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado no Nordeste do Brasil.
Serviço:
Audiência pública “Novembro Negro: Os Impactos do Racismo Estrutural nos Serviços Públicos”
Data: 28 de novembro
Horário: 14h
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa
Fotos: Reprodução / Fonte: Alece