Uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer e homenagear a atividade da enfermagem e do cuidado com o próximo. Assim é a exposição “Enfermagem – A arte de cuidar”, que retrata a trajetória da profissão, e que está aberta para visitação do público até o dia 20 de maio, no hall de exposições da Assembleia Legislativa, das 8h às 17 horas.
A mostra, organizada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), faz parte das atividades da Semana Nacional da Enfermagem, de 12 a 20 de maio.
Estiveram presentes na solenidade de abertura da exposição, na manhã desta segunda-feira (13), o presidente do Memorial, Osmar Diógenes; a deputada Augusta Brito (PCdoB); o presidente do Inesp, João Milton Cunha, e a enfermeira Maria Alice Nogueira de Oliveira, mãe do presidente da AL, deputado José Sarto (PDT).
Diego Morais, historiador do Memorial, explica que a exposição busca reiterar a importância da profissão, que existe desde a Antiguidade, e, dessa forma, conta de forma cronológica a história, por meio de fotografias, recortes de jornais, informações sobre o primeiro curso de Enfermagem no Ceará, apresentando também a lâmpada, símbolo da profissão.
A mostra ressalta, assim, a importância desse ofício, que é celebrado no Dia Internacional da Enfermagem, em 12 de maio, data escolhida por ser o nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Na Assembleia Legislativa, uma sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (13) destacou a data, homenageou diversos profissionais e ressaltou a importância da enfermagem para a sociedade e a preservação da vida.
Serviço:
Exposição “Enfermagem – A arte de cuidar”.
Data: De 13 a 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas
Local: hall de exposições da Assembleia Legislativa do Ceará.
Fotos: Reprodução