Assistir programas de TV de boa qualidade faz de você uma pessoa melhor

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


Hoje em dia praticamente todo mundo possui um aparelho de TV em casa. Com o avanço da tecnologia e formas de pagamentos em longo prazo, este meio de comunicação se tornou popular e está presente no convívio do dia a dia de muitas pessoas. Mas será que todo esse bombardeio de informações que esse aparelhinho nos remete, nos deixa realmente alienados, como algumas pessoas por aí afirmam?

Tudo bem que muitos programas de TV são realmente inúteis e estão lá para distrair a população, mas se você já se sentiu culpado pelo tempo que passa diante da telinha, não fique triste! O resultado de um estudo publicado em “Psicologia da Estética, Criatividade e as Artes” mostra que nem tudo é tão ruim quanto parece.

De acordo com os cientistas que realizaram a pesquisa, assistir a dramas de alta qualidade na TV pode incrementar sua inteligência emocional. Isto é, assistir programas de TV de boa qualidade pode fazer de você uma pessoa mais empática.

No artigo publicado, os estudiosos descrevem dois experimentos que os levaram a essa conclusão favorável à televisão. Em um deles, os pesquisadores pediram a 100 pessoas que primeiro assistissem um drama de TV (Mad Men ou The West Wing) ou um programa de não ficção (Como Funciona o Universo ou Shark Week: O Tubarão Ataca Novamente).

programas de TV 2

Em seguida, todos os participantes fizeram um teste que muitas vezes é usado por psicólogos para medir a inteligência emocional: são mostrados 36 pares de olhos, e o voluntário julga a emoção que cada par de olhos está exibindo. Os resultados mostraram que quem assistiu aos programas de TV sobre ficção, se saiu melhor no teste do que os que assistiram os de não ficção.

É um resultado similar ao de um estudo amplamente divulgado no ano de 2013, que afirmava que ler literatura de ficção estaria ligado a melhores resultados nesse mesmo teste que mede a empatia. Os autores dos dois estudos postulam que uma narrativa ficcional complexa, força o leitor ou espectador a considerar um problema sob várias perspectivas. Além disso, já que nem todos os personagens manifestam emoções explícitas, os expectadores precisam exercer algum esforço mental para preencher essas lacunas, tentando adivinhar o que se passa na psicologia interior do personagem.

Talvez a pesquisa não tenha tanta relevância, mas se você está buscando uma desculpa para se esparramar sofá vendo séries direto, ela pode até ser um bom álibi.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter