As atividades artísticas e culturais, como pintura, leitura e artesanato, ao lado dos pais ajuda as crianças a acelerarem suas funções cognitivas e aumenta o bem-estar
Quando as crianças estão com os pais pintando, lendo, fazendo artesanato, cantando e até fazendo compras, elas ficam mais felizes e isso contribui com o desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais. A afirmação é uma conclusão de um estudo feito pelas Universidades Open e de Oxford, no Reino Unido. Foram acompanhados 800 casais com filhos de 2 e 3 anos de idades durante 4 anos. /os pesquisadores fizeram três avaliações com a família.
A primeira avaliação, mediram quanto o engajamento com atividades artísticas e culturais alteravam o bem-estar mental. A segunda media quais as atividades eram importantes para o crescimento cognitivo da criança. E por fim, a terceira parte media quais os elemento eram mais benéficos para o desenvolvimento social dos pequenos.
Os pesquisadores perceberam que as atividades que mais contribuem para a cognição são aquelas ligadas às artes plásticas. Pintura, desenho e artesanato foram listados como os melhores para acelerar o desenvolvimento da coordenação motora e incentivar a criatividade. O estudo descobriu ainda que as crianças que tinham o hábito de cantar ou dançar com os pais eram mais desinibidas.
“É claro que os pais não podem se envolver com seus filhos em todas essas atividades o dia inteiro, mas é encorajador saber que o tempo gasto lendo um livro junto com eles, pintando ou cantando uma canção de ninar pode ajudar muito no desenvolvimento da criança”, escreveu no artigo de apresentação da pesquisa, Laurence Roope, um dos autores. Os pais devem incluir as atividades artísticas na rotina da criança, mas sem que seja uma imposição. Quanto mais ela gostar, melhor será seu desenvolvimento.
Fotos: Reprodução