Considerado santo pelos nordestinos brasileiros, Padre Cícero será tema de debate na Câmara dos Vereadores de Juazeiro do Norte na tarde desta segunda-feira (17). O encontro pretende ouvir moradores, romeiros, autoridades, igreja e gestores públicos, entre outros, com o intuito de definir como será conduzido o processo de santificação do Padim Ciço.
De acordo com a idealizadora da Frente Parlamentar pela Beatificação de Padre Cícero, o objetivo é “dar voz ao povo e a todos para construir um processo de beatificação pautado na transparência e no desejo das pessoas”.
Fernanda Pessoa acrescenta que compete a Frente Parlamentar estabelecer com criticidade os fatos históricos da vida de Padre Cícero, demonstrar o modo como praticou as virtudes cristãs e mostrar como os fiéis o consideram santo e digno de veneração. Para isso, devem ser realizadas audiências públicas, palestras e outras atividades com a população, os gestores públicos, representantes da igreja católica, deputados e pesquisadores de instituições como Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e de outras regiões do Estado.
→ Marco zero para a beatificação
Conhecido popularmente como Padim Ciço, Padre Cícero foi afastado da Igreja Católica após o episódio conhecido como milagre da hóstia, ocorrido em 1889. Em 1896, o Santo Ofício determinou que ele deixasse a cidade de Juazeiro do Norte, sob pena de ser excomungado. Entretanto, após mais de um século de punição, no dia 13 de dezembro de 2015 ele recebeu o marco zero para sua beatificação após o vaticano devolver seus direitos sacerdotais.
Dom Fernando Panico, na época, bispo da Diocese do Crato, foi quem recebeu a carta, assinada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. “É inegável que o Padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e por isso mesmo desde o início foi compreendido e amado por este mesmo povo”‘ destacava trecho da carta.
Além de Fernanda Pessoa, integram a Frente os deputados Carlos Matos (PSDB), Walter Cavalcante (PP),Ely Aguiar (PSDC), Sineval Roque (PDT), Dr. Santana (PT), Danniel Oliveira (PSDB) e Cel Adauto Bezerra (Convidado de Honra).
Fotos: Reprodução.