Após um longo ano afastado das escolas, os jovens e adolescentes estão voltando às aulas presenciais. Pensando nos riscos e benefícios desse movimento, o Pátio Hype preparou uma lista com dicas de como voltar as aulas presenciais em segurança. Confere aí!
Antes de mais nada, especialistas em educação apontam que esse longo período de afastamento das escolas traz malefícios de aprendizagem às crianças e adolescentes.
No entanto, os pais precisam somar esforços junto as escolas para minimizar os riscos e conscientizar as crianças a cerca dos protocolos de segurança que devem ser seguidos.
1 – Preparação das escolas para o retorno das aulas presenciais
De antemão, vale lembrar, que as aulas presenciais estão permitidas somente em alguns estados do país! Em São Paulo, por exemplo, a regra é fazer um rodízio dos alunos, o que força as escolas a adotarem o sistema híbrido de ensino.
Além do preparo tecnológico, as escolas precisam seguir todas as medidas sanitárias estabelecidas pelas Secretarias de Educação e Saúde. Dentre elas as principais são:
- As carteiras devem estar separadas a 2 metros uma da outra
- Os alunos devem ter acesso a álcool gel.
- É importante garantir a circulação de ar, mantendo as janelas abertas mesmo em salas com ar-condicionado.
- Nada de aglomerações ou compartilhamento de alimentos no intervalo.
2 – Orientações para as crianças
Acima de tudo, é preciso que toda a comunidade escolar esteja consciente dos cuidados necessários para garantir a segurança de todos. Além disso, as famílias dos estudantes têm um papel importantíssimo na orientação dos pequenos sobre isso.
Mesmo que a sociedade já esteja condicionada ao uso de máscaras e ao distanciamento social, é importante reforçar esses cuidados com os filhos. Dessa forma, ao voltarem as aulas e reverem os amigos as crianças continuaram seguindo os protocolos de segurança.
Ainda nesse assunto, vale checar na noite anterior se todos os itens necessários estão na mochila: garrafinhas de água, lache, máscara para troca, saquinho para guardar a máscara usada dentre outros.
3 – Cuidados necessários para a volta as aulas
Segue abaixo, os principais hábitos que devem ser inseridos e reforçados na rotina escolar:
- Uso de máscaras durante todo o período escolar (com exceção do horário do lanche).
- Sempre ter máscaras reserva e local adequado para guardar as usadas.
- Higienização constante das mãos, lavando com sabão e passando álcool gel.
- Manter a distância entre as carteiras e em outros espaços, principalmente no recreio.
- Não compartilhar material nem alimentos, levando sempre sua própria garrafa de água e lanches
- Não ir à escola caso sinta qualquer sintoma suspeito ou tenha tido contato com alguém doente.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo quais cuidados não podem faltar na hora do filhote voltar para a escola. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: reprodução.