As casas e apartamentos estão cada vez menores. Fazer todos os móveis caber dentro delas já é uma tarefa difícil. Dar uma sensação de espaço maior pode ser um desafio. O No Pátio conversou com o arquiteto Rodrigo Maia que deu algumas dicas para deixar a casa mais ampla.
Reflexos planejados
Usar espelhos é sempre uma boa opção para dar uma sensação maior de amplitude e até jogar uma vista dentro de casa. Rodrigo lembra que é melhor evitar espelhos recortados em ambientes pequenos. “O ideal são peças inteiras”. Mas não exagere! “Use apenas em uma parede ou no máximo em ‘L’ se a sala não for muito grande”, lembra o arquiteto.
Cuidado para não colocar espelhos em áreas com muita bagunça. Você pode acabar criando a ideia de que há duas vezes mais bagunça no cômodo. E planeje com cuidado a parede que ficará o espelho, pois você pode ter reflexos de luz indesejados.
Portas abertas
Na hora de poupar espaços, as portas de correr são uma ótima ajuda, mas elas devem ser colocadas por uma boa empresa ou um marceneiro com experiência. “Se não, pode virar um transtorno, como, por exemplo, ficar saindo do trilho ou não fechando direito”, alerta Rodrigo.
É bom também evitar que elas sejam a porta de entrada da casa ou do apartamento, pois elas são mais frágeis que as portas convencionais. Esse tipo de porta também é ótimo para os móveis. Quando o ambiente é muito pequeno, elas facilitam a circulação.
Circulação sempre livre
Resolver o problema da circulação pode não ser tão difícil quanto parece. Para Rodrigo, o que vai decidir onde os moveis vão ficar é o layout sugerido pelo profissional. Mas se você não pode ter um arquiteto ou decorador para ajudar, o ideal é sempre prestar atenção no tamanho do ambiente e nas suas necessidades. O objetivo é deixar a passagem sempre livre e se necessário, até pelos cantos.
Outra dica importante é dividir os cômodos em vários ambientes, cada um com a sua função: um espaço para ver TV, outro para o jantar e outro para o computador, por exemplo.
Pinte corretamente
Para o arquiteto Rodrigo, a cor não influencia quando o objetivo é deixar o ambiente maior. “Sempre ouvimos que o branco ou cores claras aumenta os espaços. Isso é verdade se temos uma mobília mais pesada ou inadequada ao ambiente. Podemos usar cores escuras em ambientes pequenos e conseguir resultados incríveis e super sofisticados”, explica Rodrigo. O objetivo pode ser alcançado mesmo com paredes brancas ou tons de cinza e preto se você souber ousar na hora de inovar o ambiente.
Iluminação Certa
A má iluminação pode acabar com um bom projeto de arquitetura. Portanto, é preciso cuidado na hora de acender as luzes. Para Rodrigo, “a iluminação é a alma de um bom projeto. Ela pode valorizar, aumentar e sofisticar o ambiente como também pode acabar com um projeto”.
Se você pretende deixar os cômodos maiores, uma boa opção seria colocar lâmpadas dirigidas para a parede. Se a luz for apenas um ponto central, as paredes ficam escuras e o ambiente parece menor. Para deixar a sala mais aconchegante, coloque abajures ao lado do sofá ou poltrona.
Com as dicas certas, não fica tão difícil fazer o espaço de casa parecer maior. Inspire-se com as dicas do No Pátio e organize móveis, paredes e objetos de decoração para sua casa ficar ainda mais aconchegante, espaçosa e sofisticada.
Fotos: Reprodução