Dica do Dia – Galaxy ALPHA na Ibyte
28 de novembro de 2014
Presidente Dilma visitará Fortaleza hoje
28 de novembro de 2014

Austríaco cria garrafa que condensa umidade do ar em água

Que tal produzir água potável enquanto da uma voltinha de bicicleta pela cidade? Graças a invenção do estudante de desenho industrial Kristof Retezár em pouco tempo isso será possível. Ele desenvolveu um sistema, para bicicletas, que condensa a umidade do ar em água líquida e potável.

fontus_nopatio4

O aparelho, que recebeu o nome de Fontus, é acoplado no quadro de uma bicicleta e contém um condensador e uma garrafa para armazenar o líquido produzido. O que alimenta o funcionamento do condensador é um painel de energia solar, que fica no topo do sistema.

fontus_nopatio2

Ao entrar em movimento, o vento esfria o ar úmido, condensando-o. As gotas de água geradas descem pelo sistema e são armazenadas na garrafa acoplada. Para impedir que insetos e sujeira danifiquem os componentes ou contaminem a água existe um filtro que é fixado na abertura por onde o vento assopra.

fontus_nopatio1

O protótipo é capaz de produzir atualmente uma gota de água por minuto, em atmosferas com 50% de umidade e temperaturas de pelo menos 20ºC. Porém, o estudante afirma que em regiões mais úmidas a garrafa consegue produzir meio litro de água por hora.

fontus_nopatio3

As garrafas devem custar entre 25 e 40 dólares cada uma, mas Retezár espera diminuir esse valor com crowdfunding e a produção em larga escala do sistema.

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *