É possível trabalhar a inteligência emocional e estimular a autoconfiança para ser bem-sucedido em momentos de tensão
É notório que as crianças são mais autoconfiantes que os adultos. Esse processo faz parte do amadurecimento e acontece por uma série de fatores. Mas é preciso, em alguns momentos, resgatar essa confiança, como numa entrevista de emprego, primeiro encontro ou na hora de apresentar um projeto. Confira algumas dicas para ter o lado emocional mais inteligente e seguro.
Foque nas vitórias
Todo mundo passa por problemas e enquanto algumas se atentam apenas aos desafios, perceba tudo que você fez para superá-los, revise suas ações e foque nas partes em que você foi bem-sucedido. Faça isso todos os dias e sem em algum dia não houver algo do que se orgulhar, pense nas maiores conquistas da sua vida. Tenha-as sempre em mente.
Conheça seu lado positivo
Quando questionados, muitos jovens tem dificuldades em expressar suas qualidades e habilidades pessoais. Isso porque não estão acostumados a pensar em seu lado positivo. Todos nós devemos sempre pensar sobre o nosso comportamento, sobre as vezes que mudamos os planos por alguém, sobre o que nos torna corajosos e sobre o que nos motiva. Essa simples atitude é capaz de nos deixar mais motivados e aumentar a autoconfiança.
Dê o seu melhor
Nem tudo acontece exatamente como gostaríamos, mas saber que você deu o melhor de si é o suficiente, muitas vezes, para nos manter confiantes a tentar de novo. Tudo tem um lado positivo, procure-o em todas as situações. Se deseja conquistar a confiança e o respeito de alguém, exponha suas opiniões e seja verdadeiro.
Estimule-se
Medo todo mundo tem. A diferença é que algumas pessoas o enfrenta e conseguem superar situações de crise. Coloque-se sempre em novas e desafiadoras situações. O exercício de lidar com o novo é essencial para estimular a autoconfiança. Assim, quando surgir um desafio bem maior, você já estará treinado e motivado a superá-lo.
O mundo está cada vez mais competitivo e comparar-se aos outros pode destruir a confiança de muita gente. Evite esse comportamento. Suas realizações interessam apenas a você. Acredite sempre que é possível alcançar seus objetivos. Se precisar de apoio, busque as pessoas que se importam com seu avanço.
Fotos: Reprodução