Durante o debate, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) da Assembleia Legislativa, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, explicou que a proposta da PEMC foi elaborada em conjunto com o Fórum Estadual sobre Mudanças Climáticas e acolheu 12 emendas do deputado Renato Roseno, duas do deputado Carlos Matos (PSDB) e duas do deputado Heitor Férrer (PSB).
Entre os principais instrumentos da PEMC estão planos de ações para prevenção e controle do desmatamento nas regiões da caatinga e mata atlântica, medidas fiscais e tributárias que estimulem a redução da emissão de gases do efeito estufa, adoção de medidas e tecnologias que promovam a redução gradativa da utilização de combustíveis fósseis, dotações para ações em mudanças climáticas no orçamento do estado, entre outras medidas.
Durante o debate na Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (Psol) criticou o modelo desenvolvimentista do Ceará e considerou a possibilidade de instalação de refinaria no Estado como uma política “atrasada”. A atração do investimento foi uma das pautas da viagem do governador Camilo Santana à Ásia na última semana.
E você, o que acha que pode ser feito para contenção das mudanças climáticas?
Fotos: Reprodução.