Nova tendência no guarda roupa masculino, as calças chinos prometem acompanhar desde o trabalho até a hora da saída com os amigos
Quando o verão começa (aqui pelo Nordeste nunca realmente acaba), passamos a ficar incomodados com certas peças de roupa por conta do calor. No caso das mulheres, esse desconforto é mais fácil de contornar, pois pode-se substituir as calças por shorts, saias ou vestidos. Mas no caso dos homens, se torna um pouquinho mais complicado, afinal ir para o trabalho de bermuda é um pouco difícil, certo? Bom, talvez aqui esteja a solução: as calças chinos!
Elas já apareceram lá em 2011, mas bem discretamente. Estão voltando a figurar o mercado agora, através de marcas como GAP e Zara, e em modelos um pouco mais ousados: agora a gama de cores vai das mais extravagantes (como verde-água, tangerina ou roxo) às mais básicas (como o cáqui e o cinza claro). A variedade é também no fato de poderem ser estampadas ou não.
A chino substitui tranquilamente o jeans, então não é preciso se preocupar em pesquisar combinações ou dicas de como usar: dá para, simplesmente, usá-las como você usaria o habitual jeans. A razão de adquirir essa novidade? Além de variar o guarda-roupa, as chinos são ótimas para o clima mais quente porque são compostas, geralmente, de 100% algodão, ou seja, mais fresquinhas e menos incômodas. As modelagens variam um pouco, podendo as pernas da calça serem comuns (retas) ou mais afuniladas.
A grande sacada é que as chinos podem aparecer em todos os estilos: para uma composição mais casual, uma camisa pólo ou uma camiseta, combinada com tênis, docksides ou alpargatas; para uma ocasião mais arrumada (como o trabalho ou um jantar importante), podem ser combinadas com camisas de botão e blazers e um belo sapato (que tal o charmoso brogue?). Em qualquer uma das situações, elas também são ótimas para serem usadas com a barra dobradinha.
Sofisticada e totalmente usável, falta apenas escolher a cor da sua quando for comprá-la.
Fotos: Reprodução/fotógrafo Sebastian Kim para GQ/Pinterest/Zara