Crianças mais bagunceiras, que interagem com um número maior de objetos, aprendem o nome dos objetos mais rapidamente do que as crianças consideradas comportadas
Roupa suja, jogar comida no chão são atitudes das crianças que deixam os pais irritados. No entanto, a bagunça é a forma que as crianças tem de explorar o mundo e assim terem um aprendizado melhor. As crianças mais bagunceiras tem mais facilidade para dar nome aos objetos. Esse foi o estudo publicado no Developmental Science.
As crianças não dificuldade em dar nomes aos objetos mais sólidos, pois eles tem tamanhos e formas definidas. A dificuldade aparece quando eles tentam identificar os objetos que não são sólidos. Um copo com leite ou cola para a criança são aparentemente iguais e para diferenciar elas precisam conhecer o cheiro e a textura.
Pesquisadores da Universidade de Iowa reuniram crianças para entender como elas aprendem o nome dos objetos não sólidos. Elas receberam quatorze elementos, entre eles comidas e bebidas, com denominações curtas e inventadas. Um minuto depois, os pesquisadores questionaram as crianças sobre o nome dos alimentos que tinham tamanhos e formatos diferentes.
O resultado foi que as crianças que interagiram com o alimento, ou seja, pegaram, comeram e arremessaram no chão, tiveram um número de associação correta maior. Apesar de ser brincadeira, também é aprendizado que será usado mais tarde. Nada de brigar com as crianças por estarem jogando comida no chão. Elas estão aprendendo!
Fotos: Reprodução