Balanço da Copa das Copas

Acontece|Copa 2014

O mundo se surpreendeu com os resultados da Copa no Brasil. A atuação da seleção brasileira não é o principal motivo dessa surpresa, na verdade, o sucesso do evento chamou a atenção de todos, principalmente por conta da superação dos prognósticos terríveis. Ontem (14), um dia após o encerramento da Copa do Mundo Fifa 2014, a presidente Dilma Rousseff afirmou durante apresentação de balanço do Mundial que o Brasil derrotou a “previsão pessimista” e conseguiu, apesar das limitações, realizar “a Copa das Copas”.

Dilma reuniu 17 ministros para apresentar à imprensa o balanço da Copa do Mundo. Durante os pronunciamentos, cada ministro seguiu o protocolo de apresentar o balanço relativo a cada área, as críticas também foram rebatidas. “Os prognósticos que se faziam sobre a Copa eram os mais terríveis possíveis. Começava com ‘não vai ter Copa’ e com ‘vai ser a Copa do caos’. Derrotamos a previsão pessimista e realizamos essa Copa das Copas”, afirmou a presidente.

Sobre os vexames da seleção brasileira, derrotada por 7 a 1 pela Alemanha e por 3 a 0 pela Holanda, a presidente declarou que “tudo na vida é superação” e pediu para o Brasil “dar a volta por cima”. “O Brasil demonstrou dignidade ao ter esse revés num jogo. Mostrou que tem dignidade. É preciso atitude para saber perder. O Brasil mostrou que é capaz não só de fazer a Copa das Copas, mas de enfrentar o que aconteceu”, afirmou.
Organização da Copa

A presidente disse que organizar o Mundial “foi uma árdua conquista” para o governo federal. Dilma acredita que o Brasil demonstrou ter condições de oferecer infraestrutura, segurança e receber os turistas, as outras seleções e os chefes de Estado.
“Nós vivemos nesses dias uma festa fantástica. Mais uma vez, o povo brasileiro revelou sua capacidade de bem receber. Mais uma vez, o governo federal, os governos estaduais, os prefeitos das 12 cidades-sedes e, sem sombra de dúvida, os torcedores e amantes do futebol, asseguraram uma festa que é sem dúvida uma das mais bonitas do mundo.”

Aloizio Mercadante, o ministro-chefe da Casa Civil, também falou dos encantos da Copa no Brasil. Afirmou que o Mundial “encantou” os torcedores e ficará na memória de todos que participaram da organização. De acordo com o ministro, mais de um 1 milhão de turistas estrangeiros de 202 países, estiveram no Brasil durante o evento; 16,7 milhões de passageiros viajaram de avião (aumentando a média diária, que costuma ser de 548 mil em cada cidade-sede); 3,4 milhões de torcedores estiveram presentes nos estádios; 5,1 milhões de pessoas acompanharam os jogos e os shows nas Fan Fests; até as interações nas redes sociais foram registradas, um número próximo a 3 bilhões;

Mercadante também falou de como o mundo acompanhou e se admirou com a preparação da Copa. “Se a gente fizer uma análise um pouco mais sóbria hoje [da organização do Mundial], nós perdemos, seguramente, a taça, mas o Brasil ganhou a Copa como um grande evento. E o mundo inteiro admirou a preparação da Copa, e as razões são muitas. E, talvez, a mais profunda, é como o futebol está na alma do nosso povo”, disse o ministro.”Imagina agora nas Olimpíadas, depois do que fizemos na Copa”, completou.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter