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Balanço de gestão – Confira as principais ações da Prefeitura de Fortaleza na Educação

A segunda gestão do Prefeito Roberto Cláudio em Fortaleza se encerra no fim de 2020 e, para destacar algumas das ações concretizadas que trouxeram melhorias para a capital cearense, iniciamos um especial com as principais realizações da Prefeitura nos últimos 4 anos.

Durante esta semana, teremos uma série de matérias sobre 5 pilares essenciais para a nossa cidade e sua população: Saúde, educação, moradia, mobilidade, cultura. E nesta terça-feira (15), o assunto é educação; confira!

▶ ▶ Programas de Fortalecimento da Aprendizagem
Os Programas de Fortalecimento da Aprendizagem atuam no âmbito da política de ampliação da jornada escolar em 15 horas semanais no contraturno escolar, contribuindo para elevar os índices de aprendizagem dos alunos do 1º ao 9º ano. As atividades no contraturno propiciam a superação de déficits de aprendizagem, com destaque nas áreas de português e matemática constroem espaços de atendimento mais interessantes, ofertam atividades diversificadas que incluem vivência de diversas modalidades esportivas.  Os programas são: Escola Areninha, Aprender Mais, Novo Mais Educação, Integração/Rede Cuca, Integração/Clubes Sociais, Integração Idiomas, Integração Profesp, Integração Turmas Avançadas e Pró-Técnico.

▶ ▶ Academia do Professor Darcy Ribeiro
Inaugurado em outubro de 2019, o equipamento integra a política de formação e valorização dos profissionais da educação municipal. Totalizando uma área de 4.400m², a Academia do Professor conta com espaço cultural, auditório com mais de 300 lugares, piscina, ginásio poliesportivo, salas de aula, brinquedoteca, sala de inovação e biblioteca. Pensando na capacitação dos profissionais, o local possui polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de especializações em diversas áreas. A Academia, que é resultado de um convênio da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado, orçado em R$ 4,4 milhões, conta com o apoio da Unifor, do Instituto de Previdência do Município (IPM), e do Centro Internacional de Análise Relacional (Ciar).

▶ ▶Política de Tempo Integral
A Prefeitura de Fortaleza investiu amplamente na política de Tempo Integral para os alunos da capital, buscando ampliar a jornada de estudo e fortalecer o aprendizado, por meio das Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e programas de fortalecimento da aprendizagem. Nas Escolas de Tempo Integral (ETI), os alunos contam com três refeições diárias e vivenciam rotinas e práticas para uma educação interdimensional, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com o apoio de equipe pedagógica de formação especializada. Já nos Centros de Educação Infantil, as crianças ficam de 7h às 17h, onde recebem o kit pedagógico, fardamento e mochila. Além disso, os pequenos também contam com material de higiene (sabonete, shampoo, colônia, fraldas descartáveis, creme de pentear), e de uso pessoal (colchonete, lençol, toalhas).

▶ ▶ Frequência escolar e Busca Ativa
O sistema de monitoramento escolar, estratégia própria de acompanhamento diário da frequência escolar desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de (SME), vem atuando como instrumento para erradicar a evasão escolar e efetivar o direito de aprender. De acordo com o Censo Escolar, entre os anos de 2008 e 2018, houve redução de 93,8% do abandono no Ensino Fundamental, e o índice de abandono registrado em 2019 foi de apenas 0,4%. Com o uso da plataforma da Busca Ativa, a gestão municipal passou a acompanhar a frequência de 100% dos alunos, do Infantil I à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma a assegurar o monitoramento diário da frequência.

▶ ▶ Programa Mais Gestão na Educação
Com investimento de cerca de R$ 45 milhões, o Programa tem o objetivo de fortalecer a política educacional, bem como cumprir as metas pactuadas no Planejamento Estratégico da Educação. A ação fortalece o campo de atuação na Rede Municipal de Ensino atuando em três dimensões: pedagógica, administrativa e financeira e gestão, com investimento em capacitação, materiais e equipamentos.

▶▶ Sistema de videomonitoramento
A ação engloba, no total, 447 escolas e Centros de Educação Infantil da Rede de Ensino, com o objetivo de garantir a segurança patrimonial e integridade de alunos, professores, funcionários e da comunidade escolar em geral. A partir da iniciativa, cada unidade escolar receberá câmeras, internas e externas de alta definição acompanhadas em tempo em real pelos gestores e Central de Monitoramento, com o apoio dos órgãos de segurança do município e Estado em eventuais ocorrências. A implantação ainda inclui sensores de presença e abertura de portas, centrais de alarme e disparo automático com sirenes em alimentação ininterrupta.

▶ ▶ Campanha “Educação pela vida: coronavírus não”

Kits de alimentação
Durante a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza segue garantindo alimentação balanceada aos 231 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. A medida, em vigor desde as suspensão das aulas presenciais, chegou à sua nona etapa mensal em dezembro e superou a distribuição de 20.700 toneladas de alimentos e 20.790.000 unidades de ovos. A distribuição, assegurada a todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e creches conveniadas, cumpre as orientações sanitárias previstas em decreto, onde os kits são entregues às famílias dos estudantes nas unidades escolares de origem, obedecendo a cronogramas específicos. 

Entrega de chips e tablets
Diante do contexto do novo coranavírus e com a necessidade da realização de aulas remotas, dentro das ações para fortalecer a aprendizagem dos alunos e auxiliar os profissionais da Educação, a Prefeitura disponibilizará cerca de 242 mil chips com pacote de dados. Além disso, estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV receberão 21 mil tablets. Além destas ferramentas tecnológicas, os alunos e professores da Rede Municipal também recebem, a cada ano letivo, kit com itens pedagógicos e materiais estruturados, além de outras ferramentas pedagógicas com foco no fortalecimento da aprendizagem. Outra estratégia adotada foi a reorganização curricular da Rede, assim como a ampliação da jornada escolar para a reforço de conteúdos prioritários.

▶ ▶ SAIBA MAIS

Resultados alcançados:
☞ 94,4% dos alunos da Rede Municipal foram alfabetizados na idade certa (Fonte: Spaece 2019)
☞ Fortaleza atingiu 4º e 5º lugares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e superou meta projetada (Fonte: IDEB 2019)
A Rede Municipal de Fortaleza foi 1º lugar no país, em relação aos números do IDEB, quando comparada às maiores Redes de Ensino – São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus (Fonte: IDEB 2019)
☞ Fortaleza alcançou 1º lugar em cobertura de matrículas em tempo integral no país (Fonte: Censo 2019)
☞ Fortaleza é a 4ª maior rede do país em número de matrículas (Fonte: Censo 2019)
☞ Fortaleza conquistou 1º lugar do Brasil na ampliação de na ampliação de matrículas na Educação Infantil (Fonte: Censo 2018)
☞ Índice de aprovação dos alunos em Fortaleza salta para 98,1% (Fonte: Censo 2019)

Fotos: Reprodução

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