Dizem que a arte imita a vida. Ou seria o contrário? Bom, a ordem talvez não importe muito, mas acontece que muitos filmes acabam sendo inspirados em histórias reais. Mas, quem disse que essas histórias precisam ser sempre tristes, dramáticas ou chocantes?
Ou ainda, quem disse que uma banda de forró não pode inspirar um filme? Pois foi exatamente o que aconteceu com a banda Forró Sacode, que foi tema para um surta-metragem recentemente exibido em um festival de cinema nacional. Tony Guerra e o Forró Sacode tiveram sua rotina diária de shows, viagens, ensaios e gravações devidamente filmados por uma equipe de cinema durante cinco dias em janeiro de 2010.
O resultado? O documentário “Fim de Semana“, realizado pela Alumbramento Filmes, que foi produzido por Ivo Lopes Araújo e Pedro Diógenes, e finalizado ainda em 2014.
Ao todo, nesses cinco dias, foram percorridos 6 mil km pelos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Maranhão. O filme, que ficou com 25 minutos, foi exibido durante a mostra competitiva “Mostra Curta Brasil”, do Cine PE, festival audiovisual pernambucano que contempla longas e curtas-metragens.
Infelizmente, o filme não levou o primeiro lugar na premiação, que ficou para o curta-metragem Até a China, produção feita no Rio de Janeiro, mas só a participação e o resultado já valeram a pena! Então, se você é fã de Tony Guerra e claro, do Forró Sacode, confira o documentário Fim de Semana, que vai ficar disponibilizado por tempo limitado no Vimeo da Alumbramento Filmes:
[vimeo width=”850″ height=”520″]https://vimeo.com/97025763[/vimeo]
Fotos e vídeos: Reprodução