Barbie – a cinquentona mais enxuta do pedaço!

Comportamento

Alta, loira, magra e eternamente jovem. Esse é o perfil de beleza que muita mulher gostaria de ter. Sabe quem conserva esse padrão há mais de 50 anos? A boneca mais vendida do mundo, Barbie!

Desejo de consumo de nove entre dez meninas, a boneca é vista pelas crianças como um modelo ideal de beleza! Cá entre nós, tem muita mulher que também não resiste ao charme do brinquedo e – por uns minutos – volta a ser criança outra vez!

Claro, a Barbie não é apenas mais um brinquedo hiper desejada. O mundo dessa bonequinha de luxo envolve muitas polêmicas familiares, glamour, dinheiro e até mesmo sexo!

Quer saber mais sobre o universo cor-de-rosa da boneca?! O No Pátio conta!

1. Menininha da mamãe!
O nome da boneca veio do apelido de Bárbara Millicent Roberts, filha de Ruth Handler, a criadora da Barbie. Ruth também fez uma homenagem aos outros filhos! Ken, na vida real, é o nome do irmão de Barbie – e não o namorado, como acontece nos brinquedos – e Skipper a irmã, essa manteve os mesmos laços da vida real no mundo dos brinquedos.
O que muita gente diz é que o verdadeiro Ken era homossexual, mas mesmo assim casou e constituiu família com uma mulher. Ele morreu em 1994, de AIDS.

Ruth Handler, a criadora da boneca

2. Brincadeira de gente grande!
Todas as curvas e o farto busto da boneca – formas nada convencionais para um brinquedo – foram inspiradas em Bild Lilli, uma personagem de quadrinhos pornô alemã. Esse é um fato que muita gente já sabe. Mas, até hoje nada foi oficializado! Jerry Oppenheimer, um conhecido jornalista americano, chegou a dizer que o designer que criou a boneca era viciado em sexo! Isso mesmo! O jornalista disse ainda que as medidas perfeitas da Barbie foram determinadas de acordo com o gosto pessoal do designer.

Primeiros modelos e Ken e Barbie. Foto feita em 1961

3. E a saúde?!
No mundo dos brinquedos também há a busca incessante por um corpo perfeito. Barbie que o diga! Mas, se a boneca virasse gente de verdade ela até poderia sim chamar a atenção de muito marmanjo, mas saúde que é bom não teria não! Se ela fosse uma mulher mesmo, teria 1.68m de altura, 50 cm de cintura, 69 de busto e 73 de quadril.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Helmente, uma mulher com essas medidas seria tão magra a ponto de não menstruar mais. Mesmo assim, ainda tem gente que insiste nas medidas “perfeitas”, foi o que fez a Sarah Burge. A britânica gastou nada mais, nada menos, que 500 mil libras em cirurgias plásticas para ficar igualzinha a boneca. Claro, ter uma cinturinha dessas requer muita atenção. Advinha quanto ela gasta por ano para ficar sempre igual a Barbie: a bagatela de 22 mil libras.

Barbie noiva, uma das preferidas das meninas!

4. Totalmente Perua!

Já imaginou ter mais de 70 estilistas hiper renomados, de grifes altamente reconhecidas, fazendo peças exclusivas para você? Pois a boneca Barbie tem! Gucci, Versace e Armani são alguns nomes da alta-costura que já tiveram a boneca como modelo! Ah! Toda mulher é viciada em sapatos, não é verdade?! A Barbie não é diferente! A loira mais famosa do mundo dos brinquedos já teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos e jóias, estimadas em US$ 600 mil.

Claro, a Barbie veterinária também é sucesso!

5. Bonequinha de luxo!

A Mattel só entrou para o ranking das 500 maiores empresas dos Estados Unidos depois da criação da boneca, em 1959. A procura pela Barbie foi tanta, que a Mattel demorou três anos para atender a todos os consumidores!

 

Polêmicas a parte, que menina não sonha ou já sonhou em ter uma Barbie – seja a noiva, a veterinária, a grávida ou a professora?! A loira que já passa dos 50 anos ainda conquista muitas gerações! Não é a toa que, por dia, são vendidas 172.800 Barbies, ou seja, 2 por segundo!


Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter