A Base Aérea de Fortaleza completou oitenta anos no dia 22 de setembro e para celebrar essa importante data, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene na última terça-feira (27). Aproveitando a ocasião, a Casa Legislativa também deferiu homenagens ao Dia do Aviador, que será celebrado em 23 de outubro.
A proposição da solenidade foi do vereador José do Carmo (PSL), que na ocasião fez um breve retrospecto sobre a história da aviação no País, citando Santos Dumont como a figura pilar desta memória. De acordo com o vereador, o aviador foi o único brasileiro indagado pela impressa europeia pela descoberta de um artefato mais pesado que o ar.
Durante a solenidade, José Carmo também destacou a presença do Ceará com sua “irresistível vocação para a prática da viação”. Citando o nome de Euclides Pinto Martins, nascido em Camocim, como o precursor da aviação local, o vereador lembrou o primeiro voo do cearense nos Estados Unidos.
O Tenente Coronel Frederico Casarino, comandante da Base Aérea de Fortaleza e homenageado na solenidade, disse estar honrado com a homenagem recebida na Câmara Municipal de Fortaleza. Conforme relatou o Coronel, nada seria possível se não fosse o inventor Santos Dumont.
“A Força Aérea Brasileira e as demais Forças Aeroportuárias mundiais não existiriam se não fosse o brasileiro. Ser aviador é um sonho que desperta em todas as crianças e jovens o desejo de voar”, disse Frederico.
O Tenente também fez uma análise histórica sobre a Base Aérea de Fortaleza, remontando seu início em 1930 até os dias de hoje. “É um dia de júbilo para nós, uma vez que comemoramos nossos 80 anos de aviação”, afirmou.
Finalizando a sessão solene em homenagem aos 80 anos da Base Aérea de Fortaleza, o vereador José do Carmo se dirigiu ao centro do Plenário Fausto Arruda e entregou a honraria ao Comandante da Base Aérea, o Tenente Coronel Frederico Casarino.
Fotos: Reprodução.