A noite de sexta feira passada, definitivamente, não foi nada comum! Fortaleza recebeu uma das bandas mais influentes do rock nacional, Charlie Brown Jr. Dessa vez, muitas novidades para os fãs completamente apaixonados pelo estilo do quinteto, que conquista gerações de admiradores e está na estrada há vinte anos. A volta do baixista Champignon e a gravação de um novo DVD – com participações especiais de grandes nomes da música como Márcio Mello, Falcão e Zeca Baleiro – marcam o começo de uma nova fase na vida dos integrantes.
As areias da barraca Biruta, na Praia do Futuro, nunca estiveram tão lotadas! Na multidão, corações ansiosos pelo rock dos meninos do Charlie Brown Jr. Homens, mulheres, adultos e muitos jovens! O No Pátio, claro, não poderia mesmo perder esse momento histórico da volta de Champignon e de um dos shows mais esperados do ano.
Além de conferir de perto o som e a energia contagiante do Charlie Brown Jr, batemos um papo com os integrantes da banda logo após o show. Isso mesmo! Fomos até o camarim e – entre a correria do final da apresentação, fotos, e muita gente solicitando a atenção – conseguimos alguns preciosos minutos ao lado deles. Quer ficar por dentro de tudo o que rolou na sexta feira mais animada de Fortaleza e descobrir o que os meninos do Charlie Brown Jr contatam para a gente?
22 horas e a Barraca Biruta já estava completamente lotada! A principio, o público jovem era dominante. Meninos vestidos no melhor estilo “Chorão de ser”: bermuda frouxa, cueca meio de fora, camisa preta – ou em tonalidades escuras – boné, muitos piercings, tatuagens e o melhor de tudo, euforia que só quem tem mantém o espírito jovem pode ter! Aos poucos, o que deu para notar mesmo é que o Charlie Brown Jr conquistou uma legião de admiradores de todas as idades e que os que já eram fãs na época em que os meninos começaram – em 1992 – continuam fies ao som deles.
Para abrir o show, bandas locais e incentivo a música no nosso estado sempre! O vocalista fez questão de dizer que também estava super ansioso pela chegada da grupo e que era uma honra abrir um show para Charlie Brown Jr. Claro, para esquentar o público a espera do quinteto, a banda tinha mesmo que ter um estilo próximo ao deles e cumpriu a missão de agradar a todo mundo!
Meia noite e vinte minutos, areias lotadas, gente eufóricas, máquinas a mão – preparadas para todos os clicks que a noite exigia – repertório na mente para acompanhar tudo e muita disposição. Assim estavam todos quando Charlie Brown Jr subiu aos palcos! “Saúde, sabedoria e satisfação em estar aqui em Fortaleza”, disse Chorão bem no começo do show. Ele fez questão de dar boas vindas ao público da Praia do Futuro e dizer que era o “público mais foda” que ele já tinha visto! Sempre irreverente, sem papas na língua e com muitos palavrões fazendo parte do vocabulário, o vocalista do Charlie Brown Jr conquista ainda mais fãs por onde passa justamente por ser assim: autentico! Não tem como não gostar! “Muito obrigado aos nossos fãs. Vocês moram nos nossos corações”, completa para o delírio do público!
Chorão não fala sobre a briga que supostamente Champignon teve com integrantes do grupo, nem do afastamento do baixista. Ele prefere comemorar a volta da formação quase que original da banda “Para mim, estar aqui com meus irmãos e essa puta galera de Fortaleza é uma beleza”. Não precisa nem dizer que o público foi ao delírio mais uma vez nessa hora, não é? Uma gritaria só!
Ninguém ficou parado mesmo! Todos os minutos do show foram de muita animação. Uma fã sortuda foi chamada para subir ao palco e teve seus minutinhos ao lado de Chorão. Beijos, abraços e muitos sorrisos depois foi a hora de voltar para a multidão.
Ah! Chorão já adiantou que logo logo ele voltam a Fortaleza! Quem perdeu o super show na Biruta, pode se preparar que daqui a pouco os meninos do Charlie Brown Jr estão aqui de novo. “Vem aí Ceará Muisc. Quebrar tudo nessa porra”!
Três horas da manhã e o show termina. Como tudo que é bom passa rápido, a impressão é que eles tinham acabado de subir ao palco e já estavam saindo! Os fãs mais “experientes” saíram das areias e foram direto para a entrada onde os jornalistas esperam aufóricos a vez por uma entrevista. A vontade de registrar o momento e falar um pouco com os integrantes da banda era tanta que público e imprensa dividiram a ansiedade por longos minutos.
Finalmente chegou nossa vez! Eram 3:45 e os meninos embarcariam as 4:20, ou seja, teriam que sair em pouquíssimo tempo! Mas, foi o suficiente para uma conversa rápida com nossa equipe, fotos, brincadeiras e descontração. Quando entramos estavam os cinco de pé – já haviam falado com outros veículos – esperando pela próxima entrevista. Alegres, simpáticos, sorridentes e solícitos; assim são os meninos do quinteto de rock mais amado do Brasil. “Oi, é um prazer! Vou ser super breve! Sei que estão todos com pressa!” fui logo adiantando – receio comum para não tomar muito tempo dos entrevistados em momentos assim. Chorão olha para mim e diz “Nada! Que é isso! Vamos conversar!”, receptividade de quem sabe atender bem a imprensa!
Depois de “quebrar o gelo”, Chorão disse que adora o Ceará e sempre que vem aqui percebe o carinho que o público tem pela banda, como acompanham o trabalho deles, conhecem as músicas, interagem durante os shows e vibram com eles. Para a passagem por Fortaleza na sexta, 27, ele diz “Pô, ótimo! Maravilhosa, maravilhosa! A gente vem com tudo. Hoje a gente acendeu a fogueira, pra quando chegar aqui vai tá em brasa”.
Ao longo dos vinte anos de carreira muitas gerações de fãs foram formadas e os primeiros ainda permanecem com eles. Sobre o perfil desse público que é fiel, que prestigia os meninos sempre e conhece de perto o trabalho, Chorão explica “Vem a galera mais antiga que fica um pouco mais pra trás assim, porque hoje já não tá mais de curtir no gargarejo enlouquecidamente. Mas, dá valor pra música, gosta. Tem um clima nostálgico em relação a banda, assim traz aquela época que eles viveram junto com a gente, né! Quando a gente tava ainda nos nossos primeiros discos. E a meninada que tá curtindo o rock hoje, a gente tá aí se colocando como uma opção do rock. E como a gente tem bastante discos, de uma longa carreira, tem uma vantagem aí: experiência aí que a gente tem já também de longa data de tá no palco. A gente sabe como distribuir os shows”.
Quando falo que eles têm um perfil de público muito jovem, Chorão – super irreverente, brincalhão e muito sorridente – brinca sobre a idade dos integrantes da banda “O espírito jovem, né? Por que a cara fica mais velha”.
Além de trabalhar constantemente em novas produções e fazer várias apresentações pelo Brasil durante o ano todo, a banda procura sempre criar laços mais estreitos com os fãs e admiradores, é o que Chorão faz questão de dizer “Todo mundo aqui tem a sua maneira de se comunicar nas redes sociais e tal. A gente tem no nosso site. Não é um grande site, mas é um blog com o documental da banda intacta”.
Entrevista feita, respostas legais, abraços e fotos. Equipe No Pátio foi para casa super satisfeita, os meninos para o aeroporto; deixando saudades no público. Eu – que conhecia apenas as músicas mais divulgadas – sai do camarim super fã!
Fotos: Aline Paiva