Fortaleza, Crateús, Hidrolândia, Quixelô, Trairi e Ubajara foram beneficiadas, no mês de março, com a 5ª edição do Seminário Baú de Leitura, criado para incentivar a leitura em comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ao todo, 2.800 foram distribuídos para bibliotecas dos municípios durante evento realizado nos dias 21 e 22 de março, na sede da Enel Distribuição Ceará, em Fortaleza.
“O Baú de Leitura promove o encantamento pela palavra bendita em suas duas formas, literatura e a tradição oral. Nessa oficina, abordaremos justamente a tradição oral que se perpetua através da contação de histórias e tem tomado fôlego através do trabalho dos contadores de história urbanos.”, fala Mara Monteiro, escritora e contadora de histórias.
“A iniciativa tem sido motivadora para criação de novas bibliotecas comunitárias, uma boa maneira de democratizar o acesso aos livros de autores cearenses e dos demais estados brasileiros, na região metropolitana e no sertão afora.” explica Almir Mota, coordenador geral do projeto.
Desde 2012, quando iniciou parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas, o projeto colaborou para o surgimento de novas bibliotecas comunitárias, segundo levantamento “São 162 bibliotecas inscritas a partir desta parceria e a procura tem aumentado, principalmente nos últimos anos, considero uma grande contribuição na formação de leitores críticos.”, explica Lucileide Nascimento, bibliotecária responsável pelo cadastramento das bibliotecas comunitárias.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult