Jogo de computador pode ajudar a reduzir a vontade de beliscar
20 de julho de 2015
Vereador propõe gratificação para servidores da educação lotados em áreas de risco
20 de julho de 2015

Beijo romântico não é um comportamento universal, é o que diz estudo

Ele está presente nos filmes, novelas e até mesmo na rua – o beijo romântico é um gesto de afeto simples dos apaixonados, afinal, quem não gosta de dar ou receber um beijo? Surpreendentemente uma pesquisa divulgada na publicação cientifica American Anthropologist, revelou que a troca de beijos não é um comportamento recorrente (em alguns casos não é nem aprovado) em algumas culturas.

O estudo feito por cientistas de universidades americanas indicou que o beijo romântico ou sexual só existe em 46% das 168 culturas analisadas, chegando a ser considerado até mesmo repulsivo em algumas que não apresentam este comportamento.

A taxa foi ainda maior na América do Sul: 81% das 21 culturas analisadas não praticam este beijo. Um exemplo disso pode ser encontrado no Alto Xingu, no Brasil, onde os índios da tribo Menihaku, uma das mais isoladas da região amazônica, veem esta modalidade de beijo como algo “nojento”, segundo alguns relatos etnográficos.

beijo romântico 2A América do Sul só é superada pela América Central, onde 100% de 31 culturas regionais que foram analisadas no estudo não apresentam este hábito, e pela África, com 87% de 31 culturas. Os investigadores não especificam no artigo quais foram todas as culturas analisadas. Já o Oriente Médio encontra-se no outro extremo, onde o beijo romântico está presente em 100% das dez culturas estudadas, seguido pela Ásia (73% de 37 culturas), Europa (70% de dez culturas), América do Norte (55% de 33 culturas) e Oceania (44% de 16 culturas).

A nova pesquisa contradiz estudos anteriores que apontavam o beijo romântico como um comportamento quase universal, presente em 90% das culturas humanas.

Seja de um familiar, de uma criança ou de um casal apaixonado, será que um beijo sempre cai bem? O No Pátio quer saber  a sua opinião sobre o assunto e o que você achou dessa pesquisa?

 

Fotos:Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *