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18 de setembro de 2015
Agenda do fim de semana
18 de setembro de 2015

O No Pátio fala muito sobre sua preocupação com o meio ambiente e procura sempre trazer ideias e dicas de como trazer a sustentabilidade para a sua vida e para o seu dia a dia. Economizar água e energia, fazer coleta seletiva e utilizar menos o carro são algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar o planeta.

Mas, você que adora cuidar da sua aparência sabia que alguns produtos de beleza são mais ecologicamente corretos do que outros? É isso mesmo! Alguns fabricantes já criaram uma consciência ambiental e passaram a ter atitudes como usar embalagens recicláveis, não usar mais agrotóxicos e não testar mais seus produtos em animais, por exemplo.

Para saber se as marcas e os produtos que você usa são ecofriendly é fácil, existem alguns selos que vem estampados nas embalagens dos produtos, ou que estão no site das marcas, que comprovam que eles são sustentáveis e amigos da natureza.

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Hoje o No Pátio vai mostrar alguns desses selos e definições para que você possa conferir e se assegurar de que os produtos que você compra para ficar ainda mais bonita são ecologicamente corretos. Confira!

Produtos orgânicos – São aqueles que baniram os agrotóxicos do cultivo de seus componentes e, em geral, estão utilizando cada vez menos ingredientes derivados do petróleo e substâncias sintéticas, tais como corantes, fragrâncias e conservantes. Dentre os que pertencem a este grupo, prefira os que possuem selos de certificação do IBD (Instituto Biodinâmico) e pela Ecocert. Ambas são entidades sérias que atuam no Brasil na parte de regulamentação deste mercado.

Produtos sustentáveis – Produtos desta categoria são produzidos utilizando matéria-prima vegetal cuja extração obedece a rigorosos critérios que impedem o seu esgotamento na natureza e promovem o desenvolvimento das comunidades que participam do plantio e da colheita, ou da sua extração.

Produtos recicláveis – Marcas que investem em reciclados referem-se à tradução da dedicação das empresas em reduzir e reciclar as embalagens de seus produtos, diminuindo o impacto ambiental. As marcas de cosmético deste grupo são fáceis de identificar, pois seus produtos não têm embalagens desnecessárias, usam refis e seus frascos são oxibiodegradáveis.

Um bom exemplo de marca que usa embalagens recicláveis e refis é a Natura em sua linha Natura Sou. Para saber mais sobre esta linha sustentável é só clicar aqui.

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Produtos pet-friendly (amigo dos animais) – É formado pelos produtos que não fazem testes em animais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os cosméticos tenham sua eficácia comprovada e sejam seguros. A decisão de fazer ou não testes em animais é das empresas. Aqui a decisão dos consumidores é o que mais conta, pois ao deixar de comprar produtos que maltratem os animais, irão forçar as empresas a encontrar rapidamente alternativas menos cruéis de testar seus produtos.

O selo de certificação é a garantia que o consumidor tem de que o produto que está adquirindo segue as diretrizes de uma instituição certificadora de renome, de acordo com as normas estabelecidas e reconhecidas internacionalmente. Conheça agora alguns selos para que você consiga identificar mais facilmente produtos que são amigos da natureza.

ECOCERT – Instituição francesa que certifica produtos orgânicos em diversas partes do mundo. A Ecocert Brasil realiza a certificação voltada para o mercado interno, atuando também como agente de certificação da Ecocert S/A para todos os principais mercados mundiais.

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Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento (IBD) – Instituição brasileira que inspeciona e orienta a produção e processamento dos orgânicos de acordo com normas e práticas reconhecidas internacionalmente, verificando fatores como procedência isenta de contaminação química, manejo sustentável dos recursos naturais e respeito ao meio ambiente e ao trabalhador.

COSMEBIO – Através deste selo a Associação Profissional dos Cosméticos Ecológicos e Orgânicos da França garante que o cosmético segue as especificações para produtos naturais ou orgânicos.

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NATRUE – Certificação orgânica para cosméticos na Europa. A Natrue é uma instituição internacional sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar e promover cosméticos naturais. Além disso, eles também combatem, através de pressão aos governantes, os produtos que se dizem naturais mas estão longe de serem fabricados de forma sustentável. O selo Natrue serve para assegurar que o cosmético em questão não prejudicou o ciclo natural do ambiente. O produto deve ser feito de matéria-prima orgânica e não ameaçar a biodiversidade.

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VEGAN – Atribuída pela instituição americana Vegan Action, que combate os maus tratos aos animais, o consumo de produtos de origem animal e qualquer ação de agressividade à fauna. Produtos com este selo têm a garantia de que não são testados em animais e não contêm ingredientes de origem animal.

CRUELTY-FREE – O selo “cruelty-free” é da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), organização dedicada à defesa dos direitos animais. Os produtos com este selo não contém ingredientes de origem animal, nem passaram por testes em animais.

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E nossa última dica é: na hora de comprar produtos como secadores e chapinhas, lembre-se de procurar aqueles que gastam menos energia do que os outros.

Agora que você já sabe as principais definições e os principais selos que comprovam que um produto, ou marca, é ou não amigo da natureza faça a sua parte na hora de escolher o que você vai usar. O consumidor tem o poder de mudar o que está no mercado, pois o que não é vendido não é fabricado! Cuide da sua beleza de forma consciente e cuide do nosso meio ambiente você também!

 

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. Elza Mariana disse:

    Que massa essa matéria, adorei!

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