Beth Goulart em ‘Simplesmente eu, Clarice Lispector’ no TJA

Agenda Cultural|Cultura|Teatro

Com essa peça, Beth Goulart foi premiada como Melhor Atriz no Prêmio Shell e Prêmio Qualidade Brasil. ‘Simplesmente eu, Clarice Lispector’ também levou o troféu de Melhor Espetáculo no Prêmio Qualidade Brasil.

SimplesmenteeuClarice-Lispector

Neste sábado (13) e domingo (14), Beth Goulart apresenta, no palco principal do Theatro José de Alencar, o espetáculo ‘Simplesmente eu, Clarice Lispector’. O texto tem adaptação, interpretação e direção de Beth Goulart, com a supervisão de Amir Haddad. No sábado a sessão terá início às 20 horas e no domingo às 19h.

Simplesmente eu, Clarice Lispector, com Beth Goulart

Joana, uma mulher inquieta e criativa foi a primeira personagem de Clarice Lispector que Beth Goulart conheceu. No auge da adolescência, ao ler “Perto do Coração Selvagem”, romance de estreia da autora, sua identificação foi inevitável. “Eu achava que não era compreendida. O que fazer com isso tudo dentro de mim, com esse processo criativo? Só Clarice me entendia.”, confessa Beth.

Depois de Joana, que representa o impulso criativo selvagem, vieram outras mulheres na escrita de Clarice. Entre elas, está Ana, do conto “Amor”, que leva uma vida simples, dedicada ao marido e aos filhos e tem a rotina quebrada ao se impressionar com a magia do Jardim Botânico. Ela representa a fase em que Clarice se dedicou totalmente ao marido e aos filhos.

A caracterização foi feita de forma cuidadosa. Detalhes como a maquiagem ganharam tratamento especial de Beth Goulart, que optou por um caminho neutro para passear livremente pela pele das personagens e da autora. “O espetáculo todo é como se fosse uma grande folha em branco a ser escrita por esses personagens, pelos movimentos, pelas ações, pelos sentimentos, pela luz”.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter