Biblioteca da Alece amplia acesso ao conhecimento e reforça papel educativo

Cultura|Em Fortaleza|Livros

A Biblioteca César Cals de Oliveira, equipamento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) vinculado à Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), intensificou as ações de incentivo à leitura e ao acesso à informação, o que resultou em crescimento expressivo no uso dos serviços oferecidos em 2025! Atividades como rodas de leitura, encontros voltados à valorização da vida, lançamentos de livros e exposições contribuíram para ampliar a presença de servidores e usuários no espaço.

Como reflexo desse movimento, o sistema de empréstimo registrou 65 novos cadastros, número que representa um crescimento superior a 100% em relação ao ano anterior. O resultado indica maior interesse dos servidores por leitura e por fontes qualificadas de informação, fortalecendo o papel da biblioteca como ambiente de apoio ao trabalho legislativo e à formação continuada.

Segundo a coordenadora da Biblioteca César Cals, Daniele Nascimento, algumas iniciativas tiveram papel decisivo nesse aumento da procura. “As rodas de conversa sobre valorização da vida, realizadas pelo servidor Rômulo Nântua, e as rodas de biblioterapia, projeto desenvolvido pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e articulado pela servidora Jacqueline Assunção, foram fundamentais para atrair mais servidores para a biblioteca”, avalia. 

Ela acrescenta que ações como a Semana do Livro e da Biblioteca, realizada durante a Semana do Servidor, também impulsionaram o crescimento no número de cadastros no sistema de empréstimos. “ A atividade convida à reflexão sobre a importância da leitura, que educa, forma o cidadão e contribui para o desenvolvimento da sociedade”, pontua.

O balanço anual aponta ainda a visita de 2.149 pessoas ao equipamento, 195 empréstimos e renovações de livros, além de 719 acessos à pesquisa eletrônica. No campo técnico, foram realizadas 289 catalogações no sistema Siabi e 152 no Inesp, além do recebimento de 312 doações de obras. A biblioteca contabilizou também 6.977 impressões de pesquisas e 35 atendimentos no serviço de apoio à pesquisa, evidenciando a diversidade e a relevância das demandas atendidas ao longo do ano.

Daniele Nascimento destaca que a divulgação constante dos serviços também contribuiu para ampliar o alcance do espaço. “Temos utilizado as redes sociais da Casa como uma ferramenta importante de divulgação, assim como os cursos ofertados pela Unipace, à qual a biblioteca é vinculada, que funcionam como uma grande porta de entrada para novos usuários”, explica.

Inaugurada em 23 de novembro de 2001, a Biblioteca César Cals possui um acervo de mais de 10 mil títulos físicos e digitais, que inclui obras nas áreas do direito, literatura nacional e estrangeira, publicações especializadas e um conjunto de obras raras que contribuem para a preservação da memória institucional da Alece. O espaço conta com ambientes de estudo individual e em grupo, computadores para pesquisa e salas de consulta.

Somente no segundo semestre de 2025, o equipamento recebeu mais de 130 novas obras da Editora Fórum, com temáticas relevantes para a prática legislativa e administrativa. Para os próximos períodos, a coordenadora aponta novas perspectivas de expansão. “As perspectivas são de ampliação do acervo digital, com uma nova biblioteca digital para os alunos da Unipace e melhorias no espaço de estudo, para oferecer mais conforto e acessibilidade”, projeta.

E você? Já conhece a Bilioteca César Cals? 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter