Faça Você Mesmo – 4 Projetos DIY lindos com papelão!
29 de setembro de 2020
Motociclista pilotando uma moto Harley-Davidson preta em uma estranha rochosa
Harley-Davidson está em busca de um motociclista para viajar pelo Brasil
29 de setembro de 2020

Bicarbonato de sódio – 8 Utilidades e truques que você não conhece!

Nem só o Bombril possui 1001 utilidades! Se você acha que o bicarbonato de sódio é essencial apenas na cozinha, temos o prazer de mostrar as diversas funcionalidades desse produtinho que, muitas vezes acaba esquecido no armário da dispensa, não é mesmo?

Confira a lista que o Pátio Hype preparou para você, para olhar com novos olhos esse composto químico que além de fermentar bolos pode ser um grande auxiliar na faxina, nos cuidados com o corpo e muito mais!

1- Esfoliante natural

Podendo ser implementado na rotina de Skincare, o bicarbonato de sódio atua na pele clareando manchas pontuais e promovendo sua esfoliação. Seguem,  abaixo, três receitinhas simples e rápidas com funções diferentes para você testar.

Atenção – Apesar de ser um ótimo ajudante para deixar a pele lisinha e macia, é necessário ter cuidado com o composto químico, já que toda pele tem suas particularidades, e nem todos os tipos reagem bem ao produto. Caso sinta qualquer desconforto, enxágue bem o rosto e procure assistência especializada.

Para combater cravos:                                      

  • uma colher de chá de bicarbonato de sódio, meia colher de chá de mel e um fio de óleo vegetal

Misture os ingredientes, aplique nas áreas desejadas com movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem.

Para clarear a pele:

  • uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de suco de limão, 5 gotas de óleo de árvore do chá.

Misture os ingredientes, aplique em todo o rosto e massageie a pele com movimentos circulares, por 5 minutinhos, de preferência com uma escova própria para massagear o rosto. Enxágue bem.

Para combater as rugas:

  • duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de óleo de coco.

 Misture os ingredientes e aplique em todo o rosto, massageando bem por 5 a 7 minutos. Enxágue bem com água morna.

    2- Xô mofo! Xô bolor!

A reação química formada pela mistura de vinagre com bicarbonato é excelente para desengordurar superfícies e acabar com o mofo das paredes, colchões, roupas, ou do sofá por exemplo.   

Como fazer: adicione uma xícara de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato em um recipiente (parece projeto de feira de ciências (haha, então tome cuidado por que vai borbulhar!) Com o auxílio de um borrifador, passe nas áreas desejadas e deixe agir por 10 minutos. Seque com um pano limpo. 

3- Cabelo mais brilhante e saudável.

Por ser um composto químico alcalino, o bicarbonato é um ótimo ajudante quando o assunto é combater a oleosidade e a caspa. Além de deixar o cabelo mais bonito, ainda pode auxiliar no crescimento capilar! Quem diria hein?

Modo de preparo:  misture nove colheres de água morna com 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio e misture. Aplique no cabelo molhado, passando por todo o comprimento do fio e massageando o couro cabeludo. Enxágue normalmente.

Dica: Para não deixar o cabelo ressecar e criar pontas duplas, use cremes ou, então, uma mistura de vinagre com água morna para selar os fios.

4- Tchau mau cheiro!

Seu parceiro(a) chegou com aquele chulé insuportável? Algo na geladeira estragou e o cheiro está ruim? Desodorante acabou? Por incrível que pareça, aplicar um pouco de bicarbonato de sódio puro, ou diluído em água, resolve todas as situações acima!

 Isso acontece porque o composto consegue neutralizar cheiros orgânicos, ou seja, aqueles que aparecem a partir de comida, suor, detritos naturais, animais, entre outros.

  • Para o mau cheiro na geladeira, deixe um potinho com bicarbonato, e realize a troca de 3 em 3 meses.
  • Para usar como desodorante, basta aplicar um pouco do pó sobre as axilas.
  • Para eliminar o chulé, aplique sobre toda a palmilha e deixe agir durante a noite. No dia seguinte, tire o excesso e limpe o tênis com um pano seco.

Dica: O bicarbonato não consegue neutralizar odores sintéticos como os de cigarro, os de perfume, entre outros.

5- Combate a azia.

Mais um benefício devido a sua alcalinidade, o bicarbonato de sódio é um ótimo remédio caseiro para azia, má digestão e dores de estômago. Basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio, em um copo de água, e tchau desconforto! Incrível, não é?

     6- Limpa a casa em geral

Além de desengordurar e tirar o mofo, o bicarbonato de sódio pode ajudar na faxina geral da casa. Isso porque ele age como um bactericida, e retira os odores da casa.

como fazer: misture um litro de água, uma pitada de sal, 2 colheres de sopa de vinagre e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Bote parte da solução em um borrifador, umedeça um pano ,e limpe o que for necessário.

     7- Tirar manchas do carpete

Depois daquele bom jantar com as amigas, caiu uma taça de vinho no seu tapete preferido, e agora? Mais uma vez podemos contar com o nosso queridinho bicarbonato.

como fazer: cubra a mancha com bicarbonato e vinagre, deixe agir por 10 minutos, e enxague com água.

      8- Remove farpas e vidro da pele

Todo mundo sabe o incomodo causado por uma farpa ou um pedacinho de vidro, ainda mais quando não conseguimos tirá-los, não é mesmo?

Para ajudá-lo,não pressione a farpa, apenas limpe e seque o local com água e sabão, e faça uma pasta espessa com 5ml de água e ¼ de colher de chá de bicarbonato, aplique no local e coloque um curativo em cima. Após 24 horas a solução vai fazer sua pele inchar, tornando mais fácil a remoção.E  tchau farpinha!

Com certeza, você nunca mais deixar o potinho de bicarbonato esquecido, depois dessas dicas. Conta pra gente o que achou e qual foi sua dica preferida!

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *