Sempre é hora de malhar, perder uns quilinhos que teimam em não desaparecer e, principalmente, cuidar da saúde! Nesse período, as academias ficam ainda mais lotadas, isso porque todo mundo quer começar o ano novo com um corpinho em dia, barriguinha de tanquinho, pernas bem torneadas e bumbum durinho! Corpo de capa de revista de moda, para ser mais exata!
Ah! As festividades do natal e do reveillon, com todas as guloseimas, são verdadeiras tentações e um perigo para a balança! O único jeito de se render ao pecado da gula sem tanta culpa – porque comer com peso na consciência engorda ainda mais! – é caprichar nos exercícios! Isso mesmo! Deixe a preguiça de lado e vá a academia com todo o ânimo possível!
Antes de começar com pique total a musculação ou as aulinhas de ginástica localizada, uns minutinhos na esteira ou na bicicleta já são obrigatórios para aquecer! Esses dois aparelhos dividem a preferência dos frequentadores das academias e são super requisitados! Quem nunca ficou um tempão esperando a sua vez em algum desses aparelhos que atire a primeira pedra!
O que muita gente ainda não sabe é que tanto a esteira, quanto a bicicleta melhoram o condicionamento cardiorespiratório e aceleram a queima calórica. O bom mesmo é não optar por um aparelho, e sim fazer os dois!
Quer saber os benefícios específicos que cada um deles traz para a sua saúde e para o seu corpo?!
Esteira:
Vantagens: Simula atividades que fazemos sem o auxílio do aparelho, como andar e correr. Mas, para que o exercício tenha mais intensidade ou até mesmo um grau de dificuldade maior, basta apenas acelerar a velocidade da máquina ou acionar a inclinação do aparelho. Simples assim!
Desvantagens: Não é indicado para quem tem problemas no joelho ou está muito acima do peso devido ao impacto que o aparelho proporciona. Se você está em alguma dessas situações, o melhor mesmo é fortalecer antes os músculos.
Para melhores resultados: Não adianta fazer o exercício de qualquer jeito! Tem que manter a coluna ereta, o abdômen contraído e deixar as pontas dos pés sempre alinhadas com os joelhos.
Bicicleta:
Vantagens: Como o exercício não oferece impacto, pode ser feito por qualquer pessoa! A intensidade pode ser controlada por meio do peso e da velocidade das pedaladas. Ótimo!
Desvantagens: Algumas vezes, o selim da bike pode ser incômodo para algumas pessoas. As grávidas e pessoas que estão um pouco acima do peso são os que mais sofrem com esse desconforto.
Para melhorar os resultados: A bicicleta deve sempre ser ajustada para cada pessoa. O certo é que o banco fique na altura dos quadris e o guidão, na dos cotovelos. É muito importante também que as pontas dos pés fiquem sempre bem alinhadas aos joelhos. Ombros abertos, coluna retinha e abdômen contraído sempre!
Bom, agora você já sabe que não precisa ficar no dilema sobre qual aparelho escolher! Tanto a esteira quanto a bicicleta oferecem muitos benefícios a saúde e dão uma mãozinha há mais para deixar você com o corpo que sempre pediu a Deus! E aí, vamos malhar?!
Fotos: Reprodução