Bicicletar ultrapassa 500 mil viagens e reduz a emissão de gases poluentes

Acontece|Atualidades|Fortaleza


O Bicicletar está prestes a completar um ano e é evidente que pedalar na magrela virou um dos programas mais aprovados pela população de Fortaleza. As verdinhas já fazem parte da paisagem da capital cearense. Para provar que o sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza é um verdadeiro sucesso, através das 504.619 viagens já realizadas, houve uma contribuição considerável para a mobilidade sustentável da cidade, resultando em menos carros nas ruas e consequentemente na diminuição da emissão de gases poluentes.

O Bicicletar se apresenta como mais uma opção de transporte e, de acordo com dados da prefeitura, vem sendo mais utilizado nos dias úteis. Os dados revelam ainda que deixaram de ser lançados na atmosfera mais de 181 toneladas de gás carbônico por meio das viagens com as bicicletas compartilhadas, ou seja, essa seria a poluição gerada caso essas viagens fossem feitas em veículos motorizados.

“A cidade tem acreditado no modo cicloviário e na capacidade do sistema Bicicletar. Temos notado que a bicicleta vem sendo bem mais utilizada para ir ao trabalho ou para outros compromissos que não sejam apenas lazer. Dessa forma, o sistema está em expansão na região oeste da cidade, onde há um fluxo bem intenso de ciclistas e estudantes”, explicou o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Luiz Alberto Saboia, que também é coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

Bicicletar 2

Nacionalmente o Bicicletar lidera o ranking de bicicletas compartilhadas, ocupando o topo da lista em comparação com sistemas semelhantes e passando à frente do Rio de Janeiro (4,7), Brasília (2,2), Recife (1,5) e São Paulo (1,3).

O projeto foi iniciado em dezembro de 2014 e já disponibiliza 58 estações com um total de 580 bicicletas compartilhadas em Fortaleza. Até o dia 21 deste mês, serão implantadas mais duas estações, totalizando as 20 estações, como foi anunciado em outubro deste ano pelo prefeito Roberto Cláudio.

Prático, econômico e ainda contribui com o meio ambiente. O Bicicletar é mesmo um sucesso, não é?

Fotos: Reprodução.

 

Inscreva-se na nossa newsletter