Para incentivar a compra, bicicletas podem ganhar isenção no IPI
Parece que as famosas ‘bikes’ podem ficar mais baratas. Isso porque, ainda este mês, pode ser votada no Congresso Nacional a isenção do Imposto Sobre o Produto Industrializado (IPI), incentivando assim a compra e o uso da bicicleta.
A Associação Brasileira do Setor de Bicicleta (Aliança Bike) realizou o estudo “Analise Econômica do setor de bicicletas e suas Regras Tributárias” que mostra que bicicleta no Brasil é mais cara do que nos Estados Unidos, Chile e Argentina. O principal fator que eleva o preço do produto são os altos valores da carga tributária cobrada pelo produto. No Brasil, o imposto cobrado é em media de 40,5%.
Uma das instituições à frente do projeto é o “Bicicleta Para Todos”, que já conta com mais de 95 mil assinaturas, destaca que, segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. Para eles, existe muitos benefícios em isenta a bicicleta de IPI, já que ela é um dos principais meios de transporte de moradores do Norte e Nordeste do país.
Foto: Reprodução