Bilíngue desde bebê!

Comportamento

Dar a melhor educação para os pequenos é o sonho dos pais! Claro, proporcionar a vivencia com outros idiomas o quanto antes aumenta e muita as chances da criança falar corretamente a nova língua e permite também que ela tenha tempo para partir para o terceiro idioma.

Afinal de contas, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ser, no mínimo, bilíngue é o básico para conseguir um bom emprego. Papais e mamãe de plantão, não percam as dicas que o No Pátio preparou para quem quer escolher as melhores escolas com ensino bilíngue!

No Brasil, a procura por escolas bilíngues cresce a cada dia, o que comprova a preocupação dos pais em oferecer o que há de melhor aos filhos. Só para você ter uma noção, o número de matrículas em escolas que oferecem ensino em mais de um idioma foi de 50% para 85% em um espaço de oito anos.

Vamos admitir que a proposta é super tentadora, afinal de contas o contato com outro idioma nos primeiros sete anos de vida torna a criança fluente em muito menos tempo e ajuda a adquirir maior destreza com outras línguas! Sem falar no repertório linguístico!

A maioria dos pais que opta por esse tipo de ensino quer que os pequenos vejam o segundo idioma como algo natural e que faça parte da rotina não como uma obrigação, mas como algo prazeroso. Se você ainda tem dúvidas sobre as escolas bilíngües, pode ficar tranquila que o ensino só tem a acrescentar na vida das crianças. De acordo com pesquisas do Grupo de Investigação em Neurociência da Universidade da Barcelona (Espanha), além de todas as vantagens apresentas acima, essa modalidade de ensino aumenta e muito a capacidade de concentração dos pequenos!

Para ter garantia de um bom ensino bilíngue é preciso ficar super atento a algumas dicas:

1.O tamanho da escola é super importante, além do sistema de ensino. O ideal é que as turmas sejam pequenas, para que as crianças tenham mais atenção das professoras, e assim sintam-se mais a vontade para falar. Ah! Com turmas pequenas é bem mais fácil que os pimpolhos façam amizade!

2.
É super importante que a escola seja flexível no uso do Português, já que ainda estará se familiarizando com o novo idioma. Caso contrário, isso pode até prejudicar o aprendizado e a interação em sala de aula.

3.Fique bem atenta se a escola alfabetiza os pequenos em Português ou em Inglês.

4.Saiba bem a quantidade de estrangeiros matriculas e se isso vai ajudar ou atrapalhar a aprendizagem do seu filho. É importante ficar atenta se o ensino sofre variação de acordo com o número de crianças nascidas fora do Brasil.

5.Ah! Certifique-se de que a cultura brasileira é passada direitinho aos pequenos. Não é porque a escola é bilíngüe que as tradições e culturas nacionais podem ser deixadas de lado.

6.Essa é muito importante: a escola tem que ter um excelente ensino da língua mãe. Se o Português não por passado corretamente, como vão ensinar o Inglês?

O No Pátio esclarece algumas dúvidas em frequentes entre os papais e mamãe que decidem matricular os pequenos em escolas bilíngues:

1.Aprender dois idiomas durante a infância é muito difícil? Isso pode atrapalhar a fala da criança (para os bebês que desde cedo tem contato com a segunda língua)?
O importante é que a criança seja exposta regularmente e na mesma proporção aos dois idiomas. Nada de incentivar mais uma língua e deixar a outra de lado! Mas, é super importante que os pais saibam que tanto um bebê monolingue quanto um bilíngüe possuem um tempo certo para falar. Para alguns essa etapa chega mais rápido e para outros é um pouco mais demorada.

2.Existe uma idade certa para aprender outros idiomas?
A época mais indicada para aprender outros idiomas é até os sete anos de idade. Até essa idade a criança ainda está aprendendo a se comunicar verbalmente e, segundo pesquisas, o aparelho fonético está sendo formado, o que possibilita a o desenvolvimento de diferentes sons com mais facilidade.

3.Crianças bilíngües serão sempre competentes nos dois idiomas?
A probabilidade é que elas sejam sim super competentes nas duas línguas, mas para que isso ocorra é hiper importante que recebem o devido estímulo. Como as crianças ainda tem uma capacidade de memória pequena, para as bilíngues, guardar palavras dos dois idiomas pode ser ainda mais difícil. Sendo assim, é necessário que os pais conversem sempre com os pequenos e estimulem as duas línguas. Lembrando que a função primordial dos pais é explorar o idioma materno!

Ficou com vontade de matricular os pequenos em escolas bilíngues? Veja algumas sugestões que o No Pátio preparou. Que tal conhecer algum desses locais?!

Casa da Tia Lea
Av. Washington Soares, 610.
Telefone: (85) 3241.4042.

Colégio 7 de Setembro

Rua Henriqueta Galeno, 1011
Telefone: (085) 4006-7900 / (85) 4006-7900

Sandbox

Av. Clóvis Matos, 1131
Telefone: (085) 3267.3949

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter