Com o objetivo de incentivar e reconhecer experiências voltadas à promoção de leitura no País foi criado o Prêmio VivaLeitura. Todos os anos a iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC) premia projetos nas seguintes categorias: Biblioteca Viva; Escola Promotora de Leitura; Território da Leitura; e Cidadão Promotor de Leitura (pessoa física), que desenvolvam trabalhos na área de leitura.
Este ano, em todo o Brasil foram inscritos 1.467 projetos nas quatro categorias. Os vencedores do prêmio de R$25 mil foram as iniciativas de Belém (PA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Santa Cruz do Sul (RS). Além deles, outros cinco projetos conquistaram a menção honrosa José Mindlin e um dos destaques na 8ª edição do Prêmio VivaLeitura foi o município de Sobral.
A solenidade de entrega da menção honrosa José Mindlin aconteceu na última quinta-feira (5). A Secretaria de Educação de Sobral foi contemplada através da Brinquedoteca Pública Municipal.
“É um importante reconhecimento pelo conjunto de ações desenvolvidas pela Brinquedoteca Municipal de Sobral, confirmando a relevância das nossas ações e reconhecendo Sobral como uma cidade promotora de leitura. Agradeço ao nosso prefeito Veveu Arruda por acreditar no trabalho que a Brinquedoteca desenvolve em promoção da Leitura em nosso município e parabenizo à todos que fazem a Educação de Sobral de modo especial ao grupo da Brinquedoteca”, afirmou a diretora da Brinquedoteca, Toinha Araújo.
Sobre o prêmio
Elaborado em 2006 como desdobramento do Ano Ibero-Americano da Leitura, o Prêmio Vivaleitura integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e é uma realização do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Fundação Santillana.
Como dito anteriormente, o objetivo é estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.
Fotos: Reprodução.