BIRRAS DE CRIANÇA – Saiba como controlar os pequenos!

Comportamento|Crianças|Educação

Os filhos, já na infância, mostram que tem o direito sobre as suas escolhas. Porém nem sempre essa demonstração é da maneira mais adequada e educada, ou seja, fazendo as conhecidas birras.

Não importa onde você esteja e se tem muitas pessoas no local, se você não atender o pedido dele, seja de comprar um brinquedo ou qualquer outra opção, se jogar no chão, começar a chorar ou gritar, estão entre as apresentações do “show”. Então fica a pergunta: o que fazer se ele está ignorando o que você esta tentando explicar para ele?

Bom, o Pátio Hype separou cinco dicas para te ajudar nesses momentos. Dá só uma olhadinha!

1.Faça um acordo

Criança é esperta, sabe muito bem que ao chamar atenção dos pais em locais públicos muitas vezes funciona. Pois para evitar o constrangimento, o papai ou a mamãe acaba cedendo e atendendo o pedido do filho, ou show, não é mesmo? Para que isso não aconteça, antes de sair de casa, fale com o filhote. Diga: “nós vamos ao supermercado comprar somente pão, nada além disso, entendeu?” Deixe claro a sua ordem, mas não use a chantagem. E jamais deixe de cumprir o que prometeu, caso contrário ele deixará de levar em conta os seus acordos.

2.Identifique a birra

Às vezes, a criança pode estar com fome, sono e até com saudade dos pais, por isso está tentando chamar a sua atenção. E o modo que ela faz isso, é fazendo birra. A rotina, muitas vezes, não deixa você aproveitar tanto o seu filho como ele gostaria. Portanto saiba a hora de ceder, faz parte da vida de pais.

3.Entenda a criança

O primeiro passo é respirar fundo, em seguida, dialogue com ele. Não bata e muito menos grite com o pequeno, assim você não poderá exigir dele cala e paciência se você mesmo não consegue se manter. Por isso a conversa é sempre a melhor saída.

4.Limite-o, mas não tire a liberdade

Sempre tem aquele dia em que o seu filho não quer de forma alguma fazer o que você está pedindo. Nesse momento você fala que tem ele tem algumas opções, desde que atenda ao seu pedido. Por exemplo, “hoje está frio, você pode escolher a roupa que quiser, desde que esteja apropriada para o frio.” Assim ele poderá escolher a que ele quiser e seguir a sua ordem.

5.O castigo não é a única opção

Já pensou que as ações das crianças, quando fazem algo de errado, tem consequências? E se você usar essas consequências como o “castigo”? Isso mesmo, se ele estava se alimentando e por alguma desobediência derrubou o prato no chão, faça-o limpar. Da mesma maneira que ele implicar com outra criança e machucá-la, peça para que ele cuide do machucado. Nem que seja fazendo carinho.

Toda criança passa por essa fase, basta saber quais as atitudes certas para tomar e fazê-lo entender que não se deve fazer birra, certo?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter